Muitas pessoas ingerem grandes quantidades de bebidas alcoólicas em determinadas ocasiões e acabam esquecendo de alguns acontecimentos do dia anterior, isso é conhecido popularmente como amnésia alcoólica.
Beber demais e esquecer pode ser muito ruim, quando isso acontece as pessoas ficam assustadas, sem saber dos eventos da noite anterior. Explicaremos como funciona a conhecida amnésia alcoólica nos próximos tópicos.
Quando alguém consome bebidas alcoólicas por muito tempo, exagerando na quantidade, esse hábito pode danificar o cérebro. A memória e capacidade de pensar claramente de uma pessoa que bebe muito só pioram com o tempo.
Entretanto, referente aos apagões que uma pessoa que tem quando bebe demais em uma noite, popularmente conhecidos como amnésia alcoólica: é quando uma pessoa esquece eventos de um determinado dia onde ela bebeu demais, eles podem ser perigosos.
“Apagões relacionados ao álcool são lacunas na memória de uma pessoa para eventos que ocorreram enquanto ela estava intoxicada. Essas lacunas acontecem quando uma pessoa bebe álcool o suficiente para bloquear temporariamente a transferência de memórias do armazenamento de curto prazo para o longo prazo” afirma o National Institute on Alcohol Abuse and Alcoholism (NIAAA) dos EUA.
Os tipos amnésia alcoólica são definidos pela gravidade do comprometimento da memória, veja quais são:
Lembrando, a amnésia alcoólica é diferente de um desmaio, no apagão a pessoa continua acordada, mas o cérebro está incapaz, parcial ou totalmente, de criar novas memórias, como se a pessoa estivesse em piloto automático.
Leia também | Saiba se você é considerado um alcoólatra, segundo a medicina!
Como citamos, sempre que uma pessoa exagera no consumo de álcool, ela está sujeita a ficar embriagada e acabar tendo esses apagões, que podem trazer diversos prejuízos para saúde e para vida social.
A amnésia alcoólica pode acontecer quando se bebe com o estômago vazio ou quando se consomem grandes quantidades de álcool em pouco tempo. Pesquisas indicam que esses esquecimentos têm mais chance de acontecer quando o álcool entra na corrente sanguínea rapidamente.
“Os apagões tendem a começar com teores de álcool no sangue (TAS) de cerca de 0,16% (quase duas vezes o limite legal de condução) e superiores. Nesses TAS, a maioria das habilidades cognitivas (por exemplo, controle de impulso, atenção, julgamento e tomada de decisão) fica significativamente comprometida”, afirma o NIAAA.
Leia também | Trabalhador alcoólatra ou dependente químico não pode mais ser demitido
Esses apagões podem ocasionar diversos problemas na saúde e na vida social de uma pessoa, podendo acontecer acidentes, faltas ao trabalho ou a faculdade, além disso, a pessoa fica vulnerável.
A amnésia alcoólica não está diretamente ligada a um problema com álcool, mas é bom se analisar e procurar um médico, para saber se o acontecimento foi um evento isolado ou significa que você tem alcoolismo.
“Apagões não são necessariamente um sinal de transtorno por uso de álcool, mas mesmo passar por um deles é motivo de preocupação e deve levar as pessoas a considerar sua relação com o álcool e conversar com seu médico sobre o consumo de álcool”, conclui o artigo do NIAAA.
Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…
O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu inscrições para o novo concurso. São…
Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…
Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…
Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…
Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…