A Agência Nacional de Energia Elétrica (Aneel) decidiu nesta sexta-feira (25), manter a bandeira verde na conta de luz em setembro. A medida vale para todos os consumidores conectados ao Sistema Interligado Nacional (SIN).
Com a decisão, as contas de luz seguem sem cobrança adicional no próximo mês. A expectativa é de que a bandeira continue nesse patamar até o final deste ano.
A conta de luz está sem essas taxas desde o fim da bandeira de escassez hídrica, que durou de setembro de 2021 até meados de abril de 2022. A bandeira verde foi mantida devido às condições favoráveis de geração de energia no país.
Desde de abril de 2022 está em vigor bandeira verde e com isso, os consumidores não estão precisando pagar a taxa extra na conta de luz.
Segundo a Agência Nacional de Energia, o nível de armazenamento dos reservatórios atingiu 87% em média no início do período seco, o que explica o cenário favorável do momento.
Já o diretor-geral da agência, Sandoval Feitosa, ressaltou que a decisão é positiva e citou o início da consulta pública da proposta que prevê a redução dos valores das bandeiras em até 36,9%.
“Esta é a segunda notícia positiva da semana para o consumidor. A primeira foi o início da consulta pública que propõe reduzir o valor das bandeiras amarela em até 37%, a vermelha, patamar 1, em 31%, e a patamar 2, em quase 20%. As duas notícias indicam oferta abundante de energia e condições favoráveis de geração.”
O mecanismo das bandeiras tarifárias foi criado em 2015 e sinaliza aos consumidores os custos reais da geração de energia elétrica. Para isso, as bandeiras indicam se a energia custará mais ou menos em função das condições de geração de eletricidade. A ideia é deixar a conta de luz mais transparente, segundo Aneel.
Leia também | 12 Doenças que impedem você de viajar de avião
A bandeira tarifária é um sistema que sinaliza se haverá acréscimo no valor da energia para consumidores finais em função das condições de geração energética — principalmente das usinas hidrelétricas.
Quando chove pouco, por exemplo, a redução no volume dos reservatórios pode levar à necessidade de acionamento das termelétricas para garantir o atendimento ao sistema. Assim, pode haver uma mudança na bandeira —amarela e vermelha (e, mais recentemente, de escassez hídrica) — que aparece na conta de energia, indicando se a eletricidade custará mais ou menos em determinado período.
O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…
Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…
Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…
Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…
Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…
Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…