Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Ansiedade: como controlar os principais sintomas

Muitas pessoas sofrem com transtornos de ansiedade. Esse sentimento passa a ser preocupante quando prejudica o desenvolvimento de atividades diárias e o bem-estar da pessoa

Muitas pessoas sofrem com transtornos de ansiedade. Esse sentimento passa a ser preocupante quando prejudica o desenvolvimento de atividades diárias e o bem-estar da pessoa. Geralmente, o cidadão hesita em buscar ajuda, o que pode levar ao agravamento da situação. Outro problema também é a falta de acesso a serviços especializados. 

Mas será que as pessoas sabem identificar os sintomas da ansiedade? Sabem quando é necessário buscar ajuda médica? Como controlar as crises e garantir mais qualidade de vida? 

A ansiedade é uma sensação de nervosismo, preocupação ou desconforto, sendo uma experiência humana normal. Ela também está presente em uma ampla gama de transtornos psiquiátricos, incluindo o transtorno de ansiedade generalizada, a síndrome do pânico e fobias.

Qual a diferença entre medo e ansiedade?

Medo é um estado emocional que surge em resposta à consciência perante uma situação de eventual perigo. A ansiedade, por outro lado, surge como um sentimento de antecipação ao futuro, gerando tensão.

Segundo os especialistas, ter medo ou ficar ansioso é normal. Isso acontece como um alerta ao corpo e a mente diante do desconhecido. Mas quando se tornam reações excessivas podem prejudicar a sua rotina. 

Essas reações excessivas podem ser um indicativo de que existe um transtorno e é necessário buscar ajuda de um profissional para realização de um diagnóstico e tratamento adequado.

O que provoca a ansiedade?

O primeiro passo que uma pessoa deve tomar é entender o que causa o transtorno. É preciso saber que não existe um único fator que gera essa questão psicológica. A ansiedade pode se manifestar por diferentes motivos em cada pessoa.

As principais fontes do problema são:

  • fatores genéticos;
  • gatilhos e traumas específicos;
  • doenças físicas e distúrbios hormonais;
  • fatores ambientais, como estresse no trabalho.
  • a depressão, por exemplo. O oposto também pode acontecer: a ansiedade desencadear uma depressão.
  • Sintomas da ansiedade
  • boca seca;
  • braços dormentes;
  • náuseas e diarreia;
  • problemas digestivos;
  • calafrios, suor e tremores;
  • taquicardia e dores no peito;
  • respiração acelerada e falta de ar.

É possível controlar a ansiedade?

As crises de ansiedade devem ser acompanhadas por um médico. Ele pode tratar e controlar as crises, garantindo um dia a dia mais saudável. Para ter esse controle, é preciso saber a causa do problema.

Em algumas situações é normal ficar ansioso, como por exemplo, quando vamos viajar ou temos um evento especial para participar. Porém, quando não se consegue mais controlar o sentimento ou  ele persiste por muito tempo, é necessário ficar atento.

Nesses casos, o corpo e a mente vão enviar sinais para indicar que algo está errado. Ao apresentar um dos sintomas, é importante procurar um médico especializado em saúde mental.

Como tratar a ansiedade

Conhecendo os sintomas é possível aprender como tratar a ansiedade. Veja algumas dicas:

Atividade física

A atividade física ajuda no relaxamento do corpo e da mente, assim como ajuda a expelir impurezas do organismo pelo suor e urina. Ela deve ser de forma regular.

Alimentação saudável 

Uma alimentação saudável ajuda a manter corpo e mente em equilíbrio, de forma que diminui os efeitos da ansiedade e ajuda a manter-se sob controle durante situações estressantes.

Neste caso, é preciso evitar alimentos com gorduras saturadas, industrializados, álcool e açúcares.

Ocupe seu tempo

Estabelecer uma rotina e segui-la pode ajudar no controle da ansiedade, pois já se sabe o que esperar em cada dia e as atividades a serem realizadas.

É importante que cada turno do dia esteja preenchido com atividades mentais e físicas, podendo ser esportes, hobbies, saída com os amigos, o importante é balancear bem entre as responsabilidades e o lazer.

A rede de apoio para pessoas com ansiedade é muito importante, então procure cercar-se de amigos, parentes e familiares que realmente possam contar, que estão presentes e que lhe ajudam na hora da necessidade. Afaste-se das pessoas negativas!

Muito importante: crises de ansiedade não podem ser ignoradas. Por isso, procure logo ajuda médica.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.