Ansiedade e a depressão é uma doença que vem atingindo cada vez mais os trabalhadores brasileiros que estão sendo obrigados a pedir o benefício por incapacidade temporária (antigo auxílio-doença).
A doença tem se tornado a causa mais frequente para que trabalhadores busquem o auxílio-doença. Isso significa que existe um cenário preocupante sobre a saúde mental no ambiente de trabalho. Esses transtornos podem causar uma série de sintomas que tornam difícil a realização das atividades diárias, incluindo o trabalho.
A ansiedade é uma reação emocional que pode estar presente em qualquer momento da vida e ser causada por diferentes situações. É um recurso importante e funcional para o organismo humano, pois é responsável pela adaptação em casos desconhecidos, além de ser encarregada de alertar o corpo e a mente em momentos de perigo. A ansiedade se torna um transtorno quando manifestada de modo exagerado e persistente, atrapalhando diferentes áreas da vida, tornando-a disfuncional.
Já a depressão, é uma doença psiquiátrica crônica e recorrente que produz alteração do humor caracterizada por tristeza profunda e forte sentimento de desesperança. É essencial identificar sintomas e procurar ajuda médica.
A ansiedade e depressão podem atingir os trabalhadores que sofrem pressão por resultados, prazos apertados e a constante busca pela produtividade podem gerar um estresse crônico, desencadeando quadros de transtorno.
A falta de instabilidade no mercado de trabalho, o medo de perder o emprego e a competição acirrada podem gerar um clima de insegurança e sobrecarga emocional, que acaba levando a pessoa ter ansiedade e chegar a depressão.
Leia também | Estudo mostra que idade mínima para se aposentar será de 72 anos em 2040
O auxílio-doença (Benefício por incapacidade temporária) garante ao trabalhador incapacitado para o trabalho uma renda durante o período de afastamento. Para os casos de ansiedade e depressão, esse benefício permite que o indivíduo se dedique ao tratamento e à recuperação, sem se preocupar com questões financeiras.
É fundamental que o trabalhador procure um profissional de saúde mental para obter um diagnóstico preciso e iniciar o tratamento adequado.
O auxílio-doença é um benefício concedido pela Previdência Social para trabalhadores que, por motivo de doença ou acidente, ficam incapacitados para o trabalho. Para pedir o benefício é preciso ter em mãos os seguintes documentos:
Meu INSS: A forma mais prática é realizar o pedido através do portal Meu INSS. Acesse o site ou aplicativo e siga as instruções para solicitar o benefício.
Agendamento de perícia: Após o pedido online, você será agendado para uma perícia médica no INSS. Nessa consulta, um médico perito irá avaliar sua condição de saúde e emitir um laudo.
Central 135: Se preferir, você pode ligar para a Central de Atendimento do INSS (135) e solicitar o auxílio-doença por telefone.
A inteligência artificial e a automação estão transformando rapidamente o mercado de trabalho, trazendo inovações…
Se você anda por aí dirigindo pelas ruas do Brasil com sua CNH (Carteira Nacional…
Se teve uma coisa que o brasileiro sentiu falta em 2024 foram os feriados prolongados.…
O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…
Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…
Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…