Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Anvisa aprova primeiro remédio injetável do Brasil contra o colesterol

Com somente duas aplicações por ano, o medicamento reduz até 52% dos níveis do colesterol LDL, conhecido como colesterol ruim

Nos últimos dias a Agência Nacional de Vigilância Sanitária (Anvisa), aprovou a comercialização de um novo medicamento contra o colesterol ruim (LDL). O novo medicamento é uma alternativa para a tradicional estatina.

O medicamento, conhecido como inclisirana, fabricado pela Novartis, é aplicada através de uma injeção, apenas duas vezes ao ano. É uma droga de duração prolongada, que também já havia sido aprovada pela agência reguladora dos Estados Unidos (FDA).

O colesterol ruim é um dos principais fatores para os riscos de infarto e derrame, e o novo medicamento tem ação justamente contra este componente, ao bloquear uma proteína conhecida como (PCSK9), que danifica os receptores de LDL — que são captadores de colesterol no sangue e o levam para eliminação no fígado.

Com base em estudos clínicos, 17 meses após o uso do medicamento, oito em cada dez pessoas que utilizaram o inclisiran, associado à estatina, atingiram a meta de colesterol recomendada, que é inferior aos 70mg/dL.

O novo medicamento é indicado para pessoas com alto risco vascular, como pessoas que já sofreram infarto ou AVC isquêmico. Também passa a ser indicado para adultos com hipercolesterolemia primária e dislipidemia mista.

Tipos de colesterol

Existem um total de 3 tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total. Vamos conhecer melhor cada um deles.

Existem 03 tipos de colesterol, que são diferentes frações do colesterol total. Separamos as principais informações sobre cada um deles. Confira!

Colesterol LDL (ruim)

Chamado de colesterol ruim, o colesterol LDL é uma lipoproteína de baixa densidade. Essa fração do colesterol total se acumula nas paredes das artérias sanguíneas.

Quando seus níveis se tornam elevados, aumentam o risco de se desenvolver doenças coronárias, como: infarto do miocárdio, derrame cerebral e insuficiência arterial.

O recomendado é que os níveis do colesterol LDL estejam sempre abaixo dos 130mg/dL no sangue, já para pessoas que apresentam algum risco, os níveis devem ser inferiores a 70mg/dL.

Colesterol HDL (bom)

Esse é o colesterol apelidado como colesterol bom. O HDL é uma lipoproteína de alta densidade que nos protege do LDL (colesterol ruim).

Essa fração do colesterol total possui como função principal, extrair o colesterol ruim das artérias, levando-o para o fígado, onde o mesmo será quebrado e excretado.

Os níveis adequados do colesterol HDL devem ser superiores a 40mg/dL.

Colesterol VLDL

Por último temos o colesterol VLDL, que se trata de uma lipoproteína de baixíssima densidade, produzida no fígado, cuja função é de transportar triglicerídeos pela corrente sanguínea.

No caso, essa fração do colesterol total, está atribuída à quantidade de triglicérides, onde seus níveis são influenciados pela dieta.

Os valores normais do colesterol VLDL devem estar em torno de 200mg/dL.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.