Anvisa proíbe venda de sal de famosa marca de supermercados
Fica proibida a venda do lote 22992 de sal da marca Carrefour. Também não será possível a distribuição, fabricação e uso do ingrediente
Foi publicada nesta quarta-feira (5), no Diário Oficial da União, a decisão da Anvisa (Agência Nacional de Vigilância Sanitária) que mandou recolher um lote de sal da marca Carrefour após constatar que o ingrediente não tinha o teor mínimo de iodo.
Segundo o texto fica proibida a venda do lote 22992 de sal da marca Carrefour. Também não será possível a distribuição, fabricação e uso do ingrediente. De acordo com a Anvisa, o produto não tinha quantidade mínima de iodo.
Em nota, a rede de supermercados disse que realiza análises recorrentes em todos os produtos da sua marca. Também informou que está em contato com o fornecedor para apurar o fato.
A rede de supermercados informou que solicitou a retirada imediata do lote interditado de todas as lojas.
Usar sal sem ser iodado pode ocasionar distúrbios por deficiência de iodo. Esta deficiência pode causar em crianças retardo mental grave e irreversível, surdo-mudez, anomalias congênitas e o bócio (hipertrofia da glândula tireoide).
Benefícios do Iodo
O iodo é um micronutriente essencial ao nosso organismo. Ele é usado na tireoide para sintetizar os hormônios triiodotironina (T4) e a tiroxina (T3), responsáveis pelo crescimento físico e neurológico e pela manutenção do fluxo normal de energia, sendo muito importantes para o funcionamento de vários órgãos vitais.
Os sintomas de distúrbios por deficiência de iodo incluem nascimento de crianças com baixo peso, aumento de risco de mortalidade materna, abortos e complicações no período gestacional.
Leia Também | STF aprova regra que reduz a pensão por morte do INSS
Sintomas da deficiência de iodo
- Manifestação de bócio;
- Perda de cabelo;
- Glândula tireoide dolorosa ou sensível;
- Dificuldade em respirar;
- Dificuldade em engolir;
- Depressão ou irritabilidade;
- Confusão mental;
- Aumento de peso não intencional;
- Fadiga;
- Sensação de frio, mesmo no calor.
Para uma pessoa ser diagnosticada como deficitária de iodo, é necessário se submeter a um exame de urina.
De acordo com a Anvisa, o sal para consumo humano deve ser enriquecido com teor igual ou superior a 15 miligramas de iodo, sendo o máximo aceitável 45 miligramas por quilo de sal. Ainda de acordo com
A Agência Nacional de Vigilância Sanitária também informou que a regulamentação exercida sobre a iodação do sal em território brasileiro segue os parâmetros recomendados pela Organização Mundial da Saúde, a OMS.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.