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Após quantas faltas o trabalhador pode ser demitido?

Vamos entender como funciona a relação das faltas no trabalho e a demissão do trabalhador

As faltas no trabalho e a demissão são assuntos que muitas vezes andam lado a lado | Apesar de ser uma situação que a maioria dos trabalhadores evita, é natural que vez ou outra, imprevistos acabem acontecendo e que não seja possível comparecer ao trabalho.

Qualquer pessoa está sujeita a imprevistos, seja por motivo de doença, doença de algum familiar ou dependente, ou qualquer outra situação que inviabilize a ida da pessoa ao trabalho.

Mas independente de qual é o motivo que leva o trabalhador a se ausentar do emprego, você já se perguntou quantas faltas no trabalho podem gerar uma demissão?

De fato, faltas em excesso podem sim ser convertidas em uma demissão, mas é preciso se atentar aos detalhes do assunto para que injustiças não sejam cometidas.

Pensando nisso, hoje nós vamos entender como funciona as faltas no trabalho e quantas faltas podem ocasionar em uma possível demissão do trabalhador. Confira!

Quantas faltas dão direito a demissão?

Antes de nos aprofundarmos nessa situação, é importante lembrar que uma falta ou outra no trabalho não gera o direito de demissão do trabalhador.

Como dito anteriormente, imprevistos acontecem na vida de qualquer pessoa, logo, se ausentar em algum dia devido a algo não planejado é natural.

Todavia, caso não seja possível comprovar essa ausência, como no caso de quem ficou doente e pode apresentar o atestado médico, a pessoa poderá ter o dia ausente descontado do salário.

Entretanto, de acordo com a legislação trabalhista, a demissão por faltas injustificadas deve ocorrer apenas após 30 dias de ausência consecutiva do trabalhador.

Isso porque quando se completa 30 dias de faltas consecutivas, o mesmo se configura como abandono de empregado, o que permite que a empresa demita o trabalhador por justa causa.

Contudo, apesar da lei determinar que são necessários 30 dias de faltas consecutivas para que o trabalhador possa ser demitido por justa causa, inúmeras faltas sem justificativa podem levar a penalidades.

Isso porque, quem se ausentar diversas vezes no decorrer do mês ou meses pode deixar claro que não tem comprometimento com o seu serviço, o que também pode levar a uma demissão por justa causa.

Sendo assim, é importante esclarecer que, muitas faltas injustificadas no decorrer dos meses podem levar a demissão por justa causa, assim como se ausentar por mais de 30 dias.

Caso você falte uma vez ou outra não poderá ser demitido por suas faltas, o que poderá ocorrer é do empregador ter o interesse em encerrar o seu contrato de trabalho, mas devendo pagar todos os seus direitos.

Mas fique tranquilo, caso você seja comprometido com seu trabalho, e acabe faltando uma vez ou outra em situações muito específicas, você não correrá o risco de ser demitido, no máximo ter o dia ausente sem justificativa descontada do salário.

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