Aposentado, você pode ter direito de receber adicional 25% no seu benefício
Aposentados por invalidez podem ter direito ao acréscimo de 25% que pode ser pago nas condições que você verá a seguir.
Segurados do INSS que recebem o benefício por incapacidade permanente, também conhecido como aposentadoria por invalidez, podem ter direito ao adicional de 25% do seu benefício pago pelo Instituto.
Desta forma, aqueles que se encontram incapazes e precisam de ajuda em sua rotina básica do dia a dia, como tomar, banho, se locomover, dentre outros, podem solicitar um adicional de 25% no benefício, conforme previsto no artigo 45 da Lei n.º 8.213/1991.
Condições que darão direito ao adicional
Para ter direito ao adicional como mencionado é necessário da ajuda de um terceiro para as atividades básicas do dia a dia, além disso, existem 8 condições onde é mais garantido conseguir o benefício que infelizmente é comumente negado aos segurados, sendo as condições as seguintes:
- Cegueira total;
- Paralisia dos dois braços ou pernas Perda das pernas, quando a prótese não for possível;
- Perda de um braço e uma perna, quando a prótese for impossível;
- Perda de uma das mãos e dois pés, mesmo que a prótese seja possível;
- Perda de nove dedos da mão ou mais;
- Doença que exija permanência contínua no leito;
- Alteração das faculdades mentais;
- Qualquer condição permanente que necessite de assistência frequente nas atividades diárias.
Caso a sua situação difira das mencionadas também é possível solicitar o adicional, no entanto, pode ser preciso recorrer na justiça para seu direito ser discutido.
Lembrando que a avaliação da perícia médica dirá se o aposentado tem direito ao aumento de 25% no valor do benefício. Após a perícia no INSS, o resultado ainda depende de aprovação do supervisor da perícia médica.
Leia +: 15 doenças que vão dar direito a Aposentadoria por Invalidez
Como solicitar o adicional?
A solicitação do adicional de 25% na aposentadoria por invalidez por ser feito por meio do aplicativo Meu INSS ou site, para isso basta seguir o passo a passo:
- Entre no Meu INSS;
- Clique no botão “Novo Pedido”;
- Digite o nome do serviço/benefício que você quer;
- Na lista, clique no nome do serviço/benefício;
- Leia o texto que aparece na tela e avance seguindo as instruções.
Documentos necessários para solicitação do acréscimo
Para solicitar o adicional é necessário alguns documentos básicos, sendo assim o segurado deve apresentar:
Obrigatória:
- Número do CPF.
- Se for procurador ou representante legal:
- Procuração ou termo de representação legal (tutela, curatela, termo de guarda);
- Documento de identificação com foto (RG, CNH ou CTPS) e CPF do procurador ou representante.
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