Segundo informações do site da biblioteca virtual em saúde da atenção primária à saúde (BVS APS), “’artrite’ é um termo usado para descrever diversas doenças que causam danos às articulações do corpo.
A artrose é a forma mais comum de artrite. caracteriza-se pela degeneração da cartilagem entre os ossos e isto pode fazer com que o atrito entre os ossos cause dor.
Isto também pode fazer com que a articulação saia de sua posição normal. é mais comum nas mãos, coluna, joelhos e quadril.
Teria o segurado direito a auxílio-doença chamado de auxílio por incapacidade permanente ou aposentadoria por invalidez também chamada de aposentadoria por incapacidade permanente por conta das referidas enfermidades?
É preciso recordar que relativamente à questão dos benefícios por incapacidade, quatro serão os requisitos que devem ser reunidos para a concessão:
Analisando um caso semelhante o TRF4 teve a oportunidade de, reformando a sentença de improcedência, conceder o benefício requerido, evidenciada que foi a incapacidade decorrente da artrite e artrose, ainda que no caso concreto o perito houvesse assinado a inexistência de incapacidade.
Previdenciário: benefício por incapacidade, vinculação ao laudo, inocorrência. prova indiciária.
1. O juízo não está adstrito às conclusões do laudo médico pericial, nos termos do artigo 479 do NCPC (o juiz apreciará a prova pericial conforme o disposto no art. 371.
Indicando na sentença os motivos que o levaram a considerar ou a deixar de considerar as conclusões do laudo, considerando o método utilizado pelo perito), podendo discordar, fundamentadamente, das conclusões do perito em razão dos demais elementos probatórios coligido aos autos.
2. Ainda que o caderno processual não contenha elementos probatórios conclusivos com relação à incapacidade do segurado, caso não se possa chegar a uma prova absolutamente conclusiva, consistente, robusta, é adequado que se busque socorro na prova indiciária e nas evidências.
3. Considerando moléstia incapacitante (doença degenerativa discal lombar, artrose de joelhos e artrite reumatoide), aliada às condições pessoais – habilitação profissional (auxiliar de produção), idade atual (56 anos) e escolaridade.
Configura-se incapacidade definitiva para o exercício de atividade profissional necessária à concessão de aposentadoria por invalidez desde a cessação do auxílio-doença. 4. recurso provido. (TRF-4 – 5009412-61.2018.4.04.9999, j. em: 30/01/2019)
Por Julio Martins Advogado, com especialização em Direito Notarial, Registral e Imobiliário, Direito Processual Civil, Direito do Consumidor, Direito da Família, Planejamento Sucessório e Patrimonial assim como Direito das Sucessões.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…