Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Artrite reumatoide dá direito a ESSES benefícios do INSS

Veja quais são os benefícios do INSS que as pessoas que sofrem com a artrite reumatoide podem conseguir

A artrite reumatoide é uma doença inflamatória crônica que pode afetar várias articulações e afeta milhões de pessoas em todo mundo. Apesar dos avanços da ciência, a causa da doença ainda é desconhecida e acaba cometendo as mulheres duas vezes mais do que os homens.

Os principais sintomas da artrite são dores na articulação, rigidez na articulação, vermelhidão no local, inchaço na articulação e até mesmo a deformação da articulação, além disso, a coluna cervical é frequentemente envolvida.

Como a artrite reumatoide é uma doença que acaba afetando a capacidade física dos pacientes, é importante saber que a mesma dá direito a benefícios do INSS, justamente por se tratar de uma doença crônica e por consequentemente afetar a capacidade de trabalhar.

Benefícios do INSS e a artrite

Por ser uma doença incapacitante, a artrite reumatoide pode gerar diversas limitações físicas para desempenho das atividades laborais, ou, até mesmo, ser agravada pelas funções às quais o trabalhador pode desempenhar.

Com relação aos benefícios do INSS, é importante esclarecer que possuir artrite reumatoide não significa que o trabalhador garantirá os benefícios Previdenciários, como, por exemplo, uma aposentadoria por invalidez.

O que garantirá que uma pessoa com artrite garanta acesso aos benefícios do INSS é a avaliação das condições clínicas e as limitações impostas pela doença, fato esse que ocorrerá através de uma perícia médica realizada pelo próprio INSS.

Logo, para que uma pessoa com artrite possa recorrer aos benefícios previdenciários é fundamental que ela demonstre sua incapacidade, ou seja, comprove que os sintomas apresentados pela enfermidade, resultem na incapacidade para o trabalho.

Artrite reumatoide e o auxílio-doença

Caso o trabalhador fica temporariamente incapacitado de trabalhar, por um período superior a 15 dias, o mesmo poderá ter acesso ao auxílio-doença, que permite o afastamento do trabalho e o mesmo passa a receber o benefício do próprio INSS.

A solicitação do auxílio-doença pode ser feita diretamente pela plataforma Meu INSS, mas para ter acesso ao benefício, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

  • Possuir qualidade de segurado;
  • Cumprir a carência mínima de 12 meses; e.
  • Estar temporariamente incapaz de trabalhar.

A qualidade de segurado vem junto com a carência, ou seja, quem possui a carência mínima já se encontra na condição de qualidade de segurado.

Para garantir acesso ao auxílio-doença, você deverá solicitar a perícia médica, onde é preciso ter em mãos toda a documentação referente ao seu histórico médico, como, por exemplo:

  • laudo médico especializado;
  • atestados;
  • receitas;
  • exames. 

Artrite reumatoide e a aposentadoria

Caso a artrite incapacite permanentemente o trabalhador de exercer suas atividades laborais, será possível solicitar a aposentadoria por invalidez.

Muitas pessoas reclamam da dificuldade que é conseguir acesso à aposentadoria por invalidez. Isso ocorre porque hoje o INSS tende a alegar que a concessão se deve para pessoas que estão 100% inválidas para qualquer trabalho.

Por exemplo, uma pessoa que trabalhava com peso e não consegue mais, está inválida para aquela atividade, mas poderá trabalhar em um escritório, logo, o INSS pode alegar essa situação para invalidar a concessão da aposentadoria por invalidez.

Entretanto, esse é um assunto muito delicado, e caso o INSS negue seu benefício por esse motivo, uma dica muito importante é procurar um advogado para requerer a aposentadoria por invalidez através das vias judiciais.

A solicitação da aposentadoria por invalidez é feita diretamente pela plataforma Meu INSS, mas para ter acesso ao benefício, é necessário cumprir com os seguintes requisitos:

  • Possuir qualidade de segurado;
  • Cumprir a carência mínima de 12 meses; e.
  • Estar permanentemente incapaz de trabalhar.

Para garantir acesso à aposentadoria, é preciso solicitar a perícia médica, onde é necessário ter em mãos toda a documentação referente ao histórico médico, como, por exemplo:

  • laudo médico especializado;
  • atestados;
  • receitas;
  • exames. 

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.