Ao ingressar em uma universidade, muitos alunos estão ali em busca de um sonho de quem sabe no futuro conseguir trabalhar com aquilo que se gosta, construir uma carreira bem sucedida e feliz.
Mas, conforme avançamos nos períodos na faculdade, nosso sonho acaba sendo moldado por experiências únicas que vamos tendo na faculdade, e até mesmo por novas descobertas sobre o mercado em nossa área.
Apesar de entrar na faculdade significar o sonho de muitas pessoas, é preciso colocar os pés no chão e entender todo o cenário não apenas enquanto está estudando, como também como será após a conclusão do curso.
Isso porque, se analisarmos mais calmamente, a menor parte de nossa carreira estará ligada a faculdade, ela no caso será quem nos fornece o conhecimento necessário para podermos começar nossa jornada como profissionais.
Entretanto, a verdade é que logo após a conclusão da faculdade, a realidade dos recém-formados, ou mesmo do mercado no geral, pode ser bem diferente daquilo que imaginamos, por isso, é preciso ficar muito atento.
Empregos após a conclusão do curso
Um dado importante que os alunos do ensino superior precisam ficar atentos, é com relação à empregabilidade do curso que estão fazendo. Isso porque, já pensou ingressar na sua faculdade, esperando que logo após a conclusão terá acesso a várias oportunidades de emprego, só que, na verdade, descobrir que não há oportunidades?
Pois é, essa é uma realidade enfrentada por muitos alunos, segundo dados do Nube, o prazo médio para recém-formados conseguirem emprego em suas áreas de formação é de aproximadamente 8 a 15 meses.
Falamos disso, não para que você possa se sentir desanimado com a faculdade, ou mesmo o curso que escolheu, mas sim, para que você esteja com os pés no chão de que a realidade pode ser um pouco mais dura do que se imagina.
Cada curso tem uma probabilidade diferente
Apesar da taxa média para universitários conseguirem emprego logo após a formatura variar de 8 a 15 meses, essa realidade depende muito do curso escolhido. Isso porque, existem cursos onde os alunos têm altíssima probabilidade de já sair da faculdade empregados.
Para isso, vamos utilizar uma pesquisa com ex-alunos do ensino superior realizado pelo Instituto Semesp em parceria com o Simplicity, sobre a realidade da busca por um emprego logo após a formação, de modo a descobrir quais são os cursos que empregam mais rápido os recém-formados.
Com base na pesquisa, esses são os cursos onde os alunos possuem os maiores índices de empregabilidade após a formatura, e a porcentagem de empregabilidade logo após se formar:
1. Medicina: 100% de empregabilidade, liderando o ranking.
2. Engenharia de Computação: 92,6% de empregabilidade, em alta demanda.
3. Ciência da Computação: 90,5% de empregabilidade, com excelentes perspectivas.
4. Farmácia: 79,3% de empregabilidade, com boas oportunidades.
5. Odontologia: 78,9% de empregabilidade, mantendo-se forte.
6. Fisioterapia: 64,4% de empregabilidade, com um mercado estável.
7. Arquitetura e Urbanismo: 63,5% de empregabilidade, com uma procura consistente.
8. Psicologia: 61,1% de empregabilidade, uma opção promissora.
9. Publicidade e Propaganda: 60,5% de empregabilidade, com uma demanda considerável.
10. Contabilidade: 60,5% de empregabilidade, estável e confiável.
Comentários estão fechados.