As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023
Vamos conhecer quais são as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023. Os valores são astronômicos e indicam o tamanho do mercado
Um recente levantamento divulgado no mês passado pela Kantar Brandz empresa líder mundial em dados, insights e consultoria apresentou quais são as empresas que lideram o topo das marcas mais valiosas em todo o mundo.
A lista de marcas mais valiosas destaca claramente o setor de tecnologia, que domina as quatro primeiras colocações. Em segundo lugar, temos o Google, seguido pela Microsoft e Amazon. A amostragem trouxe à tona as 100 marcas mais valiosas do mundo.
Segundo Martin Guerrieria, diretor da Kantar Brandz, “os resultados deste ano são, na verdade, uma continuação da tendência de crescimento de longo prazo das marcas, que começou após a crise financeira global de 2008 e continuou até o início da pandemia em 2020.” Isso sugere que, apesar da volatilidade do mercado e dos impactos da macroeconomia global, a percepção dos consumidores em relação às marcas permaneceu relativamente estável.
Essa constatação ressalta o poder e a influência duradoura que as marcas do setor de tecnologia têm exercido no cenário econômico mundial. Mesmo em tempos de mudanças e desafios, a confiança dos consumidores em relação a essas empresas se manteve sólida, impulsionando-as a manterem-se no topo do ranking das marcas mais valiosas.
Esse fenômeno mostra como essas empresas se adaptaram e souberam cativar o público ao longo dos anos, construindo uma imagem forte e duradoura no mercado.
As 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023
Conheça a seguir as 10 marcas mais valiosas do mundo em 2023 ao menos até o momento:
Marca | Valor | País de origem |
Apple | US$ 880.455 bilhões | Estados Unidos |
US$ 577.683 bilhões | Estados Unidos | |
Microsoft | US$ 501.856 bilhões | Estados Unidos |
Amazon | US$ 468.737 bilhões | Estados Unidos |
McDonald’s | US$ 191.109 bilhões | Estados Unidos |
Visa | US$ 169.092 bilhões | Estados Unidos |
Tencent | US$ 141.020 bilhões | China |
Louis Vuitton | US$ 124.822 bilhões | França |
Mastercard | US$ 110.631 bilhões | Estados Unidos |
Coca-Cola | US$ 106.109 bilhões | Estados Unidos |
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Em alta
Das 100 principais marcas, 16 delas experimentaram um aumento em seu valor, com destaque absoluto para a Pepsi, alcançando um crescimento impressionante de 17% em seu valor de marca, chegando à impressionante cifra de US$ 18,8 bilhões. A marca fortaleceu sua posição como uma opção premium nos Estados Unidos e é reconhecida como uma marca de “valor” em todo o mundo.
Nove marcas retornaram ao prestigiado Top 100, com destaques notáveis para Colgate (nº 95), Sony (nº 99) e Pampers (nº 100). Além disso, duas marcas chinesas debutaram no ranking pela primeira vez: Shein, ocupando a posição 70, e Nongfu Spring, na posição 81.
Na impressionante 41ª colocação, o TikTok brilhou como a segunda marca mais disruptiva entre as 100 principais, ficando apenas atrás da Tesla, que ocupou a 25ª posição.
As marcas de alimentos e bebidas mostraram uma notável resiliência como categoria geral, com apenas um leve declínio de 3% em relação ao ano anterior.
A segunda categoria com melhor desempenho foi a de fast-food, com destaque especial para o Burger King, que otimizou o tempo de atendimento no drive-thru através da simplificação do cardápio e do uso de painéis digitais, além de investir fortemente na comunicação da marca. Essa estratégia rendeu à marca um aumento de 8% em relação a 2022.
A Louis Vuitton se destaca como a única marca de luxo a figurar no prestigioso Top 10 global, subindo duas posições para a 8ª colocação, com um valor de marca impressionante de US$ 124,8 bilhões. Por sua vez, a Dior se destacou como a marca de crescimento mais rápido na categoria, aumentando o valor de sua marca em 9%, alcançando a cifra de US$ 11,4 bilhões.
“Os resultados deste ano evidenciam claramente que, mesmo em meio ao atual ambiente macroeconômico, ainda é possível encontrar oportunidades de crescimento em qualquer categoria e território, desde que uma estratégia sólida seja adotada, focada em estabelecer e manter laços fortes com os consumidores”, afirma Guerrieria.
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