As 25 profissões que mais crescem em número de vagas no Brasil
Algumas profissões tendem a se destacar atualmente, especialmente por estarem alinhadas a tendências e necessidades atuais e futuras
O mercado de trabalho brasileiro está mudando, graças aos avanços tecnológicos como a automação e o uso da inteligência artificial, cargos mais repetitivos e manuais estão perdendo espaço, em um ambiente que necessita cada vez mais de especialização.
São inúmeros profissionais que estão sofrendo para encontrar oportunidades de emprego graças às necessidades de mercado, da mesma forma que outros setores estão crescendo no número de vagas e necessidade de novos profissionais.
Para entender esse movimento de mercado, existem estudos que apontam áreas que estão em alta, outras em baixa, tendências e hábitos de consumo e preferências a sociedade que influenciam o mercado de trabalho.
Um desses estudos foi publicado pelo LinkedIn, que divulgou quais são as profissões que mais crescem em número de dados no Brasil. Conforme apontado pela plataforma, as competências exigidas para as vagas de emprego mudaram 25% desde 2015, e deverão chegar a 65% até 2030.
Metodologia
O LinkedIn analisou milhares de vagas de emprego iniciadas pelos próprios usuários da rede social, em um período de quatro anos, começando em 1º de janeiro de 2019, a 31 de julho de 2023, de modo a calcular uma taxa de crescimento para cada cargo.
Para que o LinkedIn criasse sua lista, foram considerados apenas os cargos que demonstraram um crescimento consistente na base de usuários. Além disso, cargos de voluntariado, estágios, funções, estudantes, entre outros, foram totalmente excluídos do levantamento.
Profissões que mais crescem em emprego no Brasil
No total, o LinkedIn observou 25 profissões que tiveram um crescimento acelerado no Brasil entre 2019 e 2023, identificando uma tendência de mercado que deve continuar avançando nos próximos anos. A seguir, vamos conhecer quais são esses cargos:
- Analista de privacidade
- Analista de cibersegurança
- Executivo(a) de vendas
- Representante de desenvolvimento de negócios
- Gerente de contas estratégicas
- Diretor(a) de receita
- Engenheiro(a) de segurança de processo
- Assessor(a) de investimento
- Analista de dados
- Gerente de tráfego
- Líder de gerentes de produto
- Analista de construção civil
- Especialista de campo
- Diretor(a) comercial
- Gerente middle market
- Psicólogo(a) infantil
- Piloto de drone
- Estrategista de mídias sociais
- Técnico(a) em geologia
- Técnico(a) de segurança do trabalho
- Engenheiro(a) de segurança
- Analista de suporte de TI
- Engenheiro(a) de confiabilidade
- Analista de sustentabilidade
- Analista de implementação
Como podemos observar, a especialização, capacitação está se tornando cada vez mais importante no mercado de trabalho, permitindo que os profissionais se destaquem em suas áreas, atendendo às demandas mais específicas de cada ambiente que está em constante mudança.
Para profissionais que querem se destacar, se torna cada vez mais importante se tornar um especialista de uma área em específico, diferenciando-se dos demais e aumentando as chances de ser reconhecido.
Além disso, o mercado de trabalho entende que profissionais especializados tendem a ter mais eficiência, tal como entregar resultados de mais qualidade, haja vista que dominam técnicas e métodos específicos que contribuem para o aumento da precisão e eficiência no trabalho.
Dessa maneira, para que você dê a volta por cima e encontre mais oportunidades, é fundamental se preparar, se especializar no seu nicho de atuação, para garantir uma maior valorização, bem como ampliar o leque de oportunidades.
Comentários estão fechados.