Chamadas

As 4 guerras que o Brasil já participou ao longo da história

As guerras parecem não ser algo com o qual o Brasil gosta de ter contato (ainda bem). No entanto, ao longo de toda sua história, o Brasil se viu envolvido em vários conflitos, tanto internos quanto externos.

No início da colonização do Brasil, aconteceram diversas batalhas, especialmente entre indígenas e europeus, como a Confederação dos Tamoios e a Guerra dos Aimorés. Além de algumas tentativas de invasão, como aconteceu por parte dos franceses e holandeses.

Como o passar dos anos, o Brasil também enfrentou muitos conflitos internos, como, por exemplo, a Guerra dos Palmares, Guerra dos Farrapos e a Guerra de Canudos. Entretanto, também tivemos guerras onde o Brasil enfrentou outros países, e é sobre essas guerras às quais o Brasil enfrentou outras nações que falaremos a seguir!

Guerra da Cisplatina (1825–1828)

A primeira guerra onde o Brasil enfrentou outros países foi a Guerra da Cisplatina. Nesse marco da história, ocorreu um conflito entre o Brasil e a Argentina pela Província da Cisplatina, que atualmente conhecemos como o Uruguai.

A região, que já foi portuguesa e espanhola, acabou se tornando um alvo de disputa após a independência do Brasil. Para acabar com esta guerra, foi necessário que a Inglaterra mediasse um acordo que, consequentemente, levou à independência do Uruguai.

Guerra do Paraguai (1864–1870)

Sem dúvidas, o maior conflito que já existiu na América do Sul foi a Guerra do Paraguai. No caso, o Brasil, Argentina e Uruguai se uniram contra o Paraguai, que tentava controlar as rotas de navegação da região.

O Brasil enviou muitos soldados e até mesmo recrutas forçados. O conflito foi extremamente violento, estima-se que entre 300 e 450 mil pessoas tenham morrido ao longo da guerra, considerando militares e civis de todos os países envolvidos.

O Paraguai foi o país mais afetado, onde se estima que mais de 60% da população paraguaia tenha morrido, incluindo soldados e civis, reduzindo sua população de cerca de 500 mil para 150 mil pessoas, sendo a maioria mulheres e crianças.

Como resultado, o Paraguai foi derrotado em 1870 com a morte de seu líder Solano López. Apesar da vitória, o Brasil saiu enfraquecido, especialmente com a perda de vida e os gastos financeiros.

Primeira Guerra Mundial (1914–1918)

Durante a Primeira República, o Brasil se viu envolvido no conflito mais conhecido como a Primeira Guerra Mundial. A Primeira Guerra Mundial foi estabelecida entre dois lados: A Tríplice Entente, formada pela França, Império Britânico, Rússia, Estados Unidos, Itália e outros países que se envolveram militarmente no conflito, como o Brasil.

Do outro lado, tinha a conhecida Tríplice Aliança, composta pela Alemanha, Império Otomano, Bulgária e Áustria-Hungria. Ocorrido entre 1914 e 1918, a Primeira Guerra acabou com a vitória da Tríplice Entente, que foi o lado pelo qual o Brasil lutou.

O motivo que levou o Brasil a entrar na Primeira Guerra Mundial foi o fato de submarinos alemães terem atacado navios brasileiros. Assim, o Brasil declarou guerra à Alemanha em 1917 e enviou navios e equipes médicas para ajudar seus aliados, a Tríplice Entente.

Embora a participação militar do Brasil tenha sido pequena, os efeitos da guerra foram sentidos no Brasil, como a Gripe Espanhola e crises econômicas.

Segunda Guerra Mundial (1939–1945)

O Brasil foi um país que demorou a entrar na Segunda Guerra Mundial, e o motivo estava relacionado ao fato de que o governo de Getúlio Vargas mantinha boas relações tanto com os Estados Unidos quanto com a Alemanha.

Contudo, após submarinos alemães afundarem cinco navios brasileiros em 1942, o Brasil acabou declarando guerra à Alemanha e à Itália. Como consequência, a Força Expedicionária Brasileira (FEB) enviou mais de 20 mil soldados para lutar na Itália.

Mesmo tendo uma força militar com poucos recursos, a verdade é que os brasileiros tiveram uma participação muito importante na Segunda Guerra, ajudando na derrota do Eixo, que era formado pela Alemanha, Itália e Japão. O fim da guerra também marcou o fim da ditadura de Vargas no Brasil.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

NASA monitora possível asteroide que pode atingir a Terra em 2032

Sempre que alguém ouve falar que a Terra corre o perigo de se chocar com…

2 horas atrás

7 cursos superiores para fazer se você tem 40 anos ou mais

Às vezes acreditamos que depois de certa idade não somos mais capazes de voltar aos…

18 horas atrás

Conheça os maiores guitarristas de Rock do mundo

O mundo do Rock está repleto de guitarristas que se tornaram uma lenda. Os que…

22 horas atrás

Ambev abre 364 vagas de emprego em diversas cidades do Brasil

Você está desempregado? Está a procura de uma vaga no mercado de trabalho? Fique ligado,…

1 dia atrás

App da Carteira de Trabalho Digital permite consulta a vagas de emprego

O aplicativo da Carteira de Trabalho Digital (CTPS Digital) foi atualizado para permitir a consulta…

1 dia atrás

35 profissões com mais vagas e que mais empregam no Brasil

Conseguir emprego no Brasil é um verdadeiro desafio. Especialmente em um país como o nosso,…

1 dia atrás