As 48 faculdades mais rápidas para se formar no Brasil hoje
Se você quer ingressar em um curso superior rápido para se formar, conheça as faculdades para se formar em tempo recorde
Se você está pensando em fazer um curso superior, talvez esteja se perguntando quais são os cursos mais curtos, ou seja, quais graduações permitem a formatura em tempo mais rápido, sem que seja preciso ficar quatro, cinco ou mesmo seis anos em uma faculdade.
É muito comum que as pessoas pensem que curso superior leve no mínimo quatro anos para se formar. Entretanto, na atualidade, existem diversos cursos de nível superior com uma duração muito menor.
Quando falamos em cursos do ensino superior, é preciso saber que existem três modalidades diferentes: o bacharelado, a licenciatura e o tecnólogo. No caso, o bacharelado e a licenciatura são mais populares e têm uma duração de quatro a seis anos, daí vem o mito de que uma faculdade demora muitos anos.
Entretanto, existem também os tecnólogos, que são cursos extremamente mais rápidos, mas que ainda não são tão populares, apesar do alto número de estudantes nesta modalidade.
Só para esclarecer, não confunda curso técnico com tecnólogo. Tecnólogo é curso do ensino superior, onde você se forma e pode fazer pós, mestrado e doutorado. Já o curso técnico é curso de nível médio.
Faculdades mais rápidas para se formar no Brasil
Os cursos de nível superior mais rápidos para se formar hoje são os tecnólogos. Atualmente o MEC autoriza centenas de cursos tecnólogos distribuídos em diferentes áreas do conhecimento, desde ambiente e saúde, gestão, militar, infraestrutura, recursos naturais, informação e comunicação, produção alimentícia entre outros.
Sendo assim, escolher por um curso tecnólogo além de te permitir uma formação superior muito mais rápida, lhe permite trabalhar nos mais diversos setores, ou seja, existem cursos tecnólogos para todos os gostos.
Geralmente, a duração dos cursos tecnólogos tendem a duração de 2 anos a 3 anos. Mas o interessante é que existem muitos cursos que em dois anos te permite ter um diploma de nível superior, o que é realmente vantajoso.
Lembrando que os cursos, independente de qual seja, costuma ser dividido em horas, funcionando da seguinte forma, segundo o MEC:
- Cursos de 1.600 horas, podem ser concluídos em dois anos.
- Cursos de 2.000 horas, podem ser concluídos em dois anos e meio.
- Cursos de 2.400 horas, podem ser concluídos em três anos.
Vamos conhecer agora quais são os cursos de nível superior mais rápidos para se formar no Brasil, ou seja, os cursos que tem em média 1.600 horas. Confira:
Ambiente e Saúde
- Gestão Ambiental
- Gestão de Resíduos Sólidos
- Gestão de Recursos Hídricos
- Saneamento Ambiental
Infraestrutura
- Gestão Portuária
- Sistemas de Navegação Fluvial
- Transporte Aéreo
- Pilotagem Profissional de Aeronaves
- Transporte Terrestre
Gestão e Negócios
- Comércio Exterior
- Gestão Comercial
- Gestão Financeira
- Comunicação Institucional
- Gestão da Qualidade
- Gestão de Cooperativas
- Secretariado
- Gestão Pública
- Logística
- Marketing
- Negócios Imobiliários
- Processos Gerenciais
- Gestão de Recursos Humanos
Militar
- Infantaria
- Artilharia
- Gestão de Comunicações Militares
- Cavalaria
Turismo, Hospitalidade e Lazer
- Gastronomia
- Eventos
- Gestão Desportiva e de Lazer
- Hotelaria
- Gestão de Turismo
Produção Cultural e Design
- Design de Moda
- Produção Publicitária
- Design de Produto
- Design Gráfico
- Fotografia
- Produção Audiovisual
- Produção Cênica
- Conservação e Restauro
- Design de Animação
- Design de Interiores
- Produção Fonográfica
- Produção Multimídia
- Comunicação Assistiva
Segurança
- Segurança no Trânsito
- Serviços Penais
- Gestão de Segurança Privada
- Segurança Pública
Leia +: Essas são as faculdades que mais formam bilionários no mundo; veja o ranking
Mercado de trabalho para quem faz curso tecnólogo
Os cursos tecnólogos são de nível superior e possuem a mesma qualidade quando comparado aos cursos que são de bacharelado ou licenciatura.
Embora tenham uma duração menor, isso não significa que são inferiores aos demais. Muito pelo contrário, na verdade, os cursos tecnólogos são extremamente especializados em um nicho profissional, garantindo um conhecimento extremamente aprofundado em áreas específicas para atuação.
A menor duração dos cursos tecnólogos se deve especialmente ao foco em um eixo profissional específico, o que é extremamente valorizado dentro do mercado de trabalho.
Isso porque o profissional formado em um curso tecnólogo sai da faculdade preparado, com as habilidades certas para exercer determinadas funções de maneira imediata.
Dessa maneira, optar por um curso de nível superior mais curto, é uma excelente maneira de ingressar no mercado de trabalho, onde é possível encontrar boas oportunidades de emprego e retorno financeiro muito mais rápido.
Comentários estão fechados.