As 5 cidades brasileiras que serão os próximos grandes centros de tecnologia
Algumas cidades brasileiras estão em franca expansão, na área de tecnologia e inovação se tornando o "Vale do Silício Brasileiro"
Quando falamos em grandes centros de tecnologia, o primeiro local que vem a nossa mente é o Vale do Silício nos Estados Unidos, mas o que muitos não sabem é que há mais de um grande centro de tecnologia no Brasil.
Em um país com quase 150 milhões de usuários de internet, e 17 empresas unicórnios, conforme a CBInsights, não é surpresa que inovadores de tecnologia estejam fazendo movimentos muito interessantes neste mercado.
Vale lembrar ainda que, no ano passado, o Startup Ecosystem Report da StartpBlink colocou o Brasil na classificação de país mais em alta de toda a América Latina, colocando nosso país ao lado de Taiwan, Noruega e dos Emirados Árabes.
Cidades brasileiras que serão o novo Vale do Silício
Ao menos cinco cidades estão reivindicando o título de se tornarem o “Vale do Silício Brasileiro”, com diversas empresas de tecnologia em franca expansão e buscando a inovação no mercado.
A seguir, vamos te contar quais são as 5
cidades brasileiras que se tornarão os próximos grandes centros de tecnologia. Confira!
1. São Paulo
São Paulo é a cidade do progresso no Brasil, sendo polo de inovação nos mais diversos setores. Sua presença conta com 12 unicórnios, setor de fintechs extremamente robusto e número recorde de nascimento e financiamento de startups, fazem dela uma das melhores cidades do mundo para empresas de tecnologia.
Segundo dados da Macrotrends a cidade de São Paulo conta com mais de 350 mil talentos na indústria de tecnologia, sendo lar de gigantescas startups como C6 Bank, Loft, Neon, Nubank, Nuvemshop, Wildlife entre outras.
Basicamente, 63% de todos os negócios que operam no Brasil possuem sede em São Paulo. A cidade é extremamente vasta, cosmopolita e profissional, tendo um ecossistema de startups muito bem desenvolvido e acima da média da maioria das cidades latino-americanas.
2. Belo Horizonte
A capital mineira tem feito ondas no cenário de startups nos últimos anos. A cidade oferece diversos incentivos como isenções fiscais e subsídios, o que torna Belo Horizonte um local extremamente atraente para empreendedores que estão em busca do progresso.
Outro fator que chama a atenção é que o estado abriga diversas universidades e escolas de tecnologia, o que permite com que os profissionais se mantenham devidamente atualizados quanto a tecnologias recentes e tendências.
Belo Horizonte é uma das maiores cidades do Brasil, perdendo apenas para São Paulo e Rio de Janeiro, sendo o lar de dezenas de empresas de tecnologia e biotecnologia. Lembrando que o Google investiu mais de US$ 200 milhões somente na cidade, onde centenas de profissionais de tecnologia estão em plena atividade.
Falando um pouco mais sobre o Google, a empresa busca ampliar sua operação no Brasil e a maioria dos engenheiros está localizada em Belo Horizonte. Logo, os hubs de inovação descentralizados fazem com grandes empresas enxerguem as startups como provedoras de novas tecnologias.
Leia também | Conheça as 16 cidades que mais geraram empregos no Brasil em 2024
3. Curitiba
Curitiba é uma cidade conhecida pelo clima agradável, baixo custo, segurança inovação e muito espaço verde. No entanto, vai além disso, e muitas empresas de tecnologia e startups estão situadas ali.
Inclusive essas mesmas empresas de software e startups foram apelidadas de “Vale do Pinhão”, uma iniciativa que visa criar um centro de talentos em tecnologia para futuras histórias de sucesso.
A cidade oferece deduções fiscais e oportunidades para encontros, além de rodadas com empreendedores e o treinamento de estudantes de tecnologia de todos os níveis para incentivar mudanças para a cidade.
No centro da cidade, empresas de tecnologia estão criando uma atmosfera como a que encontramos no Vale do Silício, se tornando um ponto muito importante para o encontro entre empreendedores.
4. Florianópolis
Muito mais que praias e clima agradável, diversos empreendedores de tecnologia estão situados em Florianópolis. Muitas pessoas comparam Florianópolis com São Francisco nos Estados Unidos, uma mistura de praias incríveis e startups agitadas movimentando e transformando o mercado.
Diversas startups estão abrindo e aumentando as oportunidades de trabalho em Floripa, como é perto do litoral é realmente agradável viver por lá. Apesar de São Paulo ser a grande Big Apple do Brasil, cidades menores como Florianópolis tem seu charme especial, que une muito o progresso com a qualidade de vida.
5. Recife
Conforme a globalização pressiona as empresas a migrarem o trabalho para o remoto, profissionais de tecnologia conseguem ver uma mudança muito impactante em Recife para empresas e os próprios profissionais de tecnologia.
A cidade também abriga um porto gigantesco que é um grande centro de negócios da região. Recife ostenta o maior número de cientistas da computação per capita do Brasil, graças a educação de sua conceituada universidade.
O Porto Digital deu a historicamente empobrecida região, uma nova fase criativa e de transformação. Além disso, empresas que estão situadas no Porto Digital podem aproveitar incentivos fiscais, com redução de seus impostos locais e federais em 60%, bem como salas de reunião e laboratórios gratuitos.
Comentários estão fechados.