Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As 5 mentiras mais contadas por quem está procurando emprego

Mentir na hora de procurar emprego é algo mais comum do que se imagina, mas pode dificultar muito suas chances de conseguir uma oportunidade

Na busca por uma oportunidade de trabalho, você já mentiu alguma vez na entrevista de emprego ou mesmo no seu currículo? Seja para tentar dar uma impressionada, valorizada ou qualquer outro motivo, o fato é que é extremamente comum que os brasileiros mintam nessa situação.

No entanto, para a empresa de recrutamento especializado Robert Half, cerca de 55% dos executivos entrevistados afirmam que as mentiras, tanto no currículo quanto na entrevista de emprego, são os principais erros que candidatos podem cometer ao concorrer a uma vaga de emprego.

O que diz a pesquisa

Para a empresa Robert Half, além das mentiras no currículo ou entrevista, ser considerado o maior erro dos candidatos que estão buscando por uma nova oportunidade de trabalho, 35% dos candidatos acabam sendo eliminados dos processos seletivos por mentira.

Já o segundo maior motivo para eliminação nos processos seletivos é falar mal da empresa anterior, correspondendo a 20%, conforme a pesquisa global, que foi realizada com um total de 1.500 executivos do Brasil e de outros países europeus.

Além desses dois erros principais, foram destacados os seguintes erros que levam a eliminação do processo seletivo:

  • Chegar atrasado no dia da entrevista e seleção.
  • Desconhecer as informações do próprio currículo.
  • Deixar o celular ligado durante a entrevista de emprego.

Segundo Fernando Mantovani, diretor-geral da Robert Half na América do Sul, independente do nível hierárquico, da formação, da experiência, os profissionais acabam perdendo a credibilidade e oportunidade, muitas vezes por tentar iludir o recrutador, ou mesmo pelos recrutadores descobrirem mentiras. Veja quais perguntas são mais feitas na entrevista e como responder.

Mentiras mais contadas

Existem inúmeras mentiras identificadas na pesquisa, sejam elas com relação ao currículo, quanto mentiras identificadas na entrevista de emprego. Contudo, algumas mentiras acabam sendo mais comuns que o imaginado e levam consequentemente a muitas eliminações nos processos seletivos.

Além de mentiras, candidatos que omitem e deixam de colocar informações, tal como apresentam as informações de maneira muito generalista, também estão entre os principais motivos para eliminações nos processos seletivos.

Contudo, vamos conferir a seguir, quais são as mentiras mais contadas pelos candidatos que estão em busca de uma nova oportunidade de trabalho. Mentiras essas que podem estar dificultando suas chances de contratação, caso as esteja cometendo:

1. Idioma: Falar que tem domínio sobre outro idioma é a mentira mais comum observada pela empresa. Mas, caso a empresa realmente exija tal necessidade de experiência e você mentir, facilmente você será desclassificado.

2. Experiência profissional: Supervalorizar suas experiências anteriores, ou mesmo alegar que possuí experiência em determinado serviço, sem de fato ter, é um problema que pode te levar a exclusão do processo de seleção.

3. Formação profissional: Mentir sobre a formação profissional pode levar a duras penalidades como uma demissão por justa causa. Apesar de ser uma barbárie, esse tipo de mentira é a terceira mentira mais comum identificada.

4. Salário: Valorizar salários anteriores, falar que recebia mais do que de fato recebia, é uma mentira extremamente comum e uma das mentiras que podem te desqualificar completamente de uma nova oportunidade de trabalho.

5. Motivo de desligamento anterior: O candidato que mente sobre qual foi o motivo que o levou ao desligamento anterior, estará em maus lençóis caso seja descoberto. Não se esqueça, sinceridade é fundamental para conseguir uma nova oportunidade.

Comentários estão fechados.