As 6 cidades brasileiras que lembram mais a Europa que o Brasil
Algumas cidades brasileiras possuem fortes raízes na cultura europeia, muitas vezes lembrando mais a Europa que o Brasil
O sonho de milhares de brasileiros é viajar para a Europa, conhecer uma cultura completamente diferente e um estilo de vida diferenciado encontrado no Velho continente.
Contudo, uma grande parcela dessas pessoas acaba não conseguindo fazer uma viagem para fora e ficam de longe, apenas admirando os países e a cultura europeia.
Apesar de parecer um sonho distante para muitos, a verdade é que existem muitas cidades brasileiras totalmente influenciadas pela cultura europeia, onde você pode se sentir facilmente em outro país, enquanto ainda está em solo tupiniquim.
Justamente por isso, decidimos trazer um compilado com algumas das principais cidades brasileiras que são frequentemente associadas às cidades europeias, para que você possa sentir um pouquinho do gosto da Europa aqui mesmo no Brasil.
Holambra (São Paulo)
A cidade de Holambra é profundamente influenciada pela cultura holandesa, até mesmo seu nome revela isso. O município localizado no Estado de São Paulo foi fundado por colonos holandeses.
Holambra foi projetada para ser o mais parecido possível com o país de seus fundadores, especialmente para que eles pudessem matar a saudade de sua terra natal, justamente por isso existem tantas similaridades.
Popularmente conhecida no Brasil como a “cidade das flores”, este é um lugar especialmente famoso no Jardim Holandês. Mas, além disso, é possível admirar moinhos de vento e casas com arquitetura que remete às características holandesas, trazendo um clima super europeu para o Brasil.
Blumenau (Santa Catarina)
Blumenau é uma das cidades mais europeias do Brasil, tendo sido fundada inclusive por um imigrante alemão. A cidade localizada no Vale do Itajaí mantém fortes traços da cultura germânica, aonde grande parte da população é, de fato, descendente de alemães.
A cidade possui uma arquitetura, costumes e festas que remetem à Alemanha. Por lá, o evento mais popular é o Oktoberfest, o maior de todos realizado fora do território alemão, que recebe milhares de pessoas todos os anos.
Se você quer se sentir o mais próximo possível da Alemanha e ainda apreciar as melhores cervejas, saiba que você precisa conhecer Blumenau, um pequeno pedaço da Europa em Santa Catarina.
Pomerode (Santa Catarina)
Pomerode é mais uma cidade de Santa Catarina completamente influenciada pela cultura europeia, em especial a Polônia e a Alemanha. A maioria dos habitantes de Pomerode são de fato descendentes de colonizadores poloneses e alemães.
A cidade tem uma arquitetura de tirar o folego, típica do início do século XX da Alemanha, além disso, possuí uma gastronomia super típica e tradições europeias que são um encanto, do qual temos a certeza que você se apaixonará.
Campos do Jordão (São Paulo)
Campos do Jordão é conhecida como a “Suíça Brasileira”, especialmente pelo clima frio e um ambiente totalmente europeu. A cidade é muito popular para quem gosta de turismo ecológico, quer se desligar e aproveitar um mix de sentimentos do que seria a Europa com muito requinte.
A cidade possuí uma arquitetura extremamente charmosa e no estilo europeu, e se você quer algo super europeu, badalado e com muito lazer, é preciso conhecer a Vila Capivari, onde estão localizados vários dos melhores estabelecimentos para comer e beber, em um clima super diferenciado.
Gramado (Rio Grande do Sul)
Gramado é conhecida como a “Europa Brasileira”, especialmente por conta de sua arquitetura, estrutura geral e suas atrações. De longe, Gramado é uma das cidades mais badaladas do país para quem quer sentir um clima europeu sem sair do Brasil.
A cidade possuí diversos imóveis produzidos no estilo bávaro e enxaimel, típicos da arquitetura alemã. Além disso, é extremamente arborizada, bem cuidada e colorida, um lugar perfeito para se conhecer.
Penedo (Rio de Janeiro)
Quando pensamos em cultura europeia no Brasil, costumamos pensar em colônias alemãs, italianas e portuguesas, porém, no Rio de Janeiro, temos uma colonia super especial: a finlandesa.
A história curiosa de Penedo é que ela acomete ao finlandês Toivo Uuskallio, que sentiu o chamado para explorar terras mais quentes no início do século XX, estabelecendo-se em Penedo, onde fundou uma comunidade voltada para a vida em harmonia com a natureza.
A cidade de Penedo preserva uma arquitetura e cultura super influenciada pelo velho continente europeu, tendo uma das fábricas de chocolates mais famosas do país. Além disso, conta com o parque temático Pequena Finlândia, com atrações incríveis remetendo a cultura finlandesa.
Comentários estão fechados.