As 7 profissões em ascensão que não existiam há 10 anos atrás
Algumas profissões que são extremamente novas, estão verdadeiramente em alta, trazendo milhares de novas oportunidades
Quando falamos no planejamento de carreira, frequentemente nos deparamos como assuntos como “profissões que estão”, “profissões em alta”, “mudanças no mercado de trabalho”, “automação dos serviços”, “IA vai roubar emprego de milhões de pessoas” e por aí vai.
De fato, existe muita especulação sobre o que o futuro no reserva. Mas, se olharmos atentamente, nos últimos anos diversas novas profissões começaram a surgir, e são ocupações que estão em ascensão, que podem representar milhares de oportunidades para quem aproveitar.
Pois é, se frequentemente vemos falar sobre profissões que podem acabar, que podem surgir, então porque não prestar atenção em profissões que já são reais, mas são extremamente recentes, que nasceram para atender demandas do mercado que não param de crescer.
Justamente por isso, decidimos explorar um assunto muito legal e muito útil para quem está buscando desenvolver sua carreira, que é falar sobre algumas das principais profissões que estão em alta e são extremamente novas, que não existiam há uma década e podem trazer milhares de oportunidades.
Desenvolvedor de aplicativos
Com a explosão de aparelhos smartfones e tablets, a demanda por aplicativos disparou e vai continuar aumentando. A demanda por aplicativos criou um mercado em franca expansão para profissionais da área.
Há cerca de uma década atrás, essa era uma profissão que estava engatinhando, mas hoje, é uma realidade, e os desenvolvedores de aplicativos estão extremamente em alta, em um mercado que não para de crescer, significando várias oportunidades e salários bem generosos.
Desenvolvedor de Realidade Virtual
Há uma década, falar sobre a tecnologia de realidade virtual, conhecido como VR, seria como pensar em um futuro mais distante. Mas hoje, o VR é uma tecnologia completamente comum, que podemos ter em casa, seja para relaxar ou mesmo para aproveitar vários jogos.
Contudo, a verdade é que essa tecnologia ainda está no começo, ou seja, existe um mercado absolutamente vasto para se explorar, o que representará cada vez mais oportunidades, valorização, bons salários e estabilidade para quem estiver na área.
Especialista em Computação em Nuvem
A computação em nuvem é uma realidade há algum tempo. A medida que as empresas estão se distanciando de servidores físicos e migrando para o cloud, logo, profissionais da área se tornam cada vez mais fundamentais para as empresas.
O especialista de computação em nuvem atua com o gerenciamento e projeto de sistemas cloud, garantindo que os dados das empresas sejam armazenados com total segurança. Uma área onde o profissional é altamente valorizado e tendo grandes oportunidades.
Especialista em SEO
Basicamente tudo está na internet, e se uma empresa está na internet, ela terá que aparecer nas ferramentas de pesquisa como Google e Bing. Contudo, para aparecer nas ferramentas de pesquisa, ganhando destaque por buscas é necessário se atentar ao SEO (Search Engine Optimization).
Logo, profissionais especialistas em SEO, são verdadeiramente fundamentais para que as empresas consigam se destacar nas ferramentas de pesquisa. Essa é uma área que há uma década ninguém cogitaria que poderia existir, e hoje é fundamental para milhares de empresas no mundo.
Gestor de sustentabilidade
Falar sobre a conscientização de questões ambientais, já é falado há anos. Contudo, estamos vivendo em uma era em que as empresas estão buscando energias alternativas, mais ecológicas e mais baratas, além de, claro, promover mais sustentabilidade.
E quem é o profissional que está encabeçado de trabalhar nessa frente é o gestor de sustentabilidade, que é um profissional que crescerá ano após ano, conforme novas regulamentações e estratégias das empresas em busca de sustentabilidade e energias alternativas mais baratas.
Criador de conteúdo em mídia social
Os criados de conteúdo em mídia social, ou mais conhecidos influencers, são pessoas que de fato, produzem conteúdos na internet, através de redes sociais como Instagram e TikTok, ou mesmo em vídeos para o YouTube.
Essa carreira estava nascendo há 10 anos atrás, mas é uma área em ascensão, que tem feito cada vez mais pessoas bem sucedidas, e querendo ou não, esse é um mercado que não deve desaparecer, ainda que estejamos vivendo em uma era do qual muitos influenciadores precisam entender verdadeiramente quais são seus papeis na sociedade.
Engenheiros de carros autônomos
Nos próximos anos, as empresas estarão investindo cada vez mais dinheiro em carros autônomos. Logo, se existe investimento por parte das empresas, existem oportunidades para quem está nessa área do mercado.
O engenheiro de carros autônomos são profissionais que trabalham programando e refinando sistemas de condução autônoma, sem que haja necessidade de intervenção humana. Com grandes empresas como Google, Uber, Tesla entre outras investindo bilhões nessa tecnologia.
Comentários estão fechados.