Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As 7 tendências tecnológicas para 2025 que moldarão a próxima década

A tecnologia está transformando a maneira como vivemos nossas vidas, e cada vez mais tendências para a próxima década estão se desenvolvendo

À medida que avançamos para o final do ano e estamos cada vez mais próximos de 2025, o cenário tecnológico continua absoluto. O rápido desenvolvimento de novas tecnologias que moldarão a próxima década são inevitáveis.

Algumas tendências tecnológicas para 2025 serão responsáveis por moldar a próxima década, do qual, já podemos ter um vislumbre do que está por vir. São tecnologias que podem revolucionar basicamente tudo que conhecemos, desde o transporte à medicina.

O ano de 2025 promete uma diversidade absurda de avanços tecnológicos, do amplo desenvolvimento da inteligência artificial à interconexão da Internet das Coisas (IOT), essas tendências têm o potencial de transformar nossas vidas.

A democratização da IA

A inteligência artificial deixou de ser ficção e está cada vez mais presente em nossas vidas. Indo além da automação básica, muito provavelmente testemunharemos a integração generalizada da IA em diversas questões de nossa rotina diária.

Podemos esperar o nascimento de sofisticados assistentes pessoais de IA capazes de antecipar nossas necessidades e agilizar tarefas. O atendimento ao cliente passará por uma profunda transformação, com chatbots com tecnologia de IA oferecendo suporte personalizado e eficiente, indistinguível de contrapartes humanas.

A IA é de longe a maior tendência no espaço tecnológico atualmente, onde, 50% das organizações já adotaram a inteligência artificial em pelo menos uma função empresarial. Consequentemente, a IA está invadindo as finanças, saúde, manufatura, varejo e dezenas de setores.

A IoT uma rede de dispositivos conectados

A internet das Coisas (IoT), diz respeito à rede em constante expansão de dispositivos físicos incorporados com sensores e softwares, todos eles conectados através da internet. De aparelhos inteligentes a rastreadores de saúde, carros conectados e equipamentos industriais, espera-se que o número de dispositivos IoT seja mais explorado em 2025.

A web interconectada gera insights valiosos para as empresas e governos, onde os dados podem ser utilizados para desenvolver sistemas inteligente e adaptativos em tempo real, o que aumentará a eficiência e produtividade em vários setores, dos quais empresas e governos tomaram cada vez mais decisões baseado nesses dados.

Computação quântica

Enquanto os computadores atuais dependem de bits, computadores quânticos podem aproveitar o poder dos qubits que podem existir em vários estados simultaneamente (uma superposição). Essa questão permitirá que eles realizem cálculos complexos infinitamente mais rápidas do que as máquinas atuais.

Embora a computação quântica ainda caminhe em estágios iniciais, 2025 poderá marcar um salto significativo para a computação quântica, que poderá ser completamente acessível na próxima década, impactando campos como da ciência de materiais, descoberta de medicamentes e modelagem financeira.

Blockchain além da criptomoeda

Atualmente, conhecemos o sistema blockchain, especialmente por conta das criptomoedas. Contudo, a tecnologia, que se trata de um registro digital descentralizado de transações compartilhadas em rede imutável ou inalterada, tem o potencial de revolucionar como armazenamos e compartilhamos dados.

Em 2025, podemos esperar ver o avanço dessa tecnologia se estendendo além de transações financeiras, podendo trazer grandes impactos em setores como de gestão de cadeia de suprimentos, saúde e mesmo sistemas de votação.

O blockchain melhora a eficiência e transparência da cadeia de suprimentos, garantindo uma autenticidade inalterável de produtos, promovendo maior confiança nos processos. Uma tecnologia que estará cada mais popular e disseminada em diferentes cenários.

Aprendizagem adaptativa

A aprendizagem adaptativa se trata de uma tecnologia que oferece atividades de aprendizagem aos alunos a partir de suas necessidades e estilo/comportamento de aprendizagem. Considere essa uma tecnologia que se adapta as necessidades dos alunos em um curto espaço de tempo.

Ela ajudará os alunos a se adaptarem aos melhores caminhos para aprendizagem, baseados nos seus interesses e capacidade de aprendizagem. Pesquisas realizadas sobre essa tecnologia provam que ela será fundamental para o sistema educacional do mundo.

Através de sua presença o sistema pode ser remodelado, haja visto que ele utiliza algoritmos de computador para definir a interação com aluno. Muito embora o aprendizado adaptativo tenha se originado da IA, ele ainda fornece ativamente recursos personalizados, assim como as principais atividades de aprendizado para entender às necessidades dos estudantes.

Tecnologia biométrica

Métodos de autenticação biométrica, como reconhecimento facial e escaneamento de impressão digital estão gradualmente substituindo senhas tradicionais e ampliando os níveis de segurança em todos os setores.

Essa tecnologia seguirá para um próximo passo em poucos anos, onde ela poderá proteger transações financeiras, controle de acesso e verificação de identidade. A tecnologia biométrica pode se fortalecer a medida que se investe cada vez mais em segurança cibernética, combate a fraudes e também na facilitação de interações digitais contínuas.

Realidade estendida

A realidade estendida (XR) abrange a realidade aumentada (AR) e a realidade virtual (VR), tecnologias que misturam o mundo físico e digital. A AR sobrepõe elementos digitais para o mundo real, enquanto a VR cria ambientes virtuais imersivos.

A expectativa é que a partir de 2025 a XR esteja cada vez mais avançada a ponto de fazer a transição de aplicações de nicho para adoção convencional. Em outras palavras, imagine assistir a um show ao vivo de casa com VR, ou mesmo receber treinamento interativo com sobreposições de AR.

Com a capacidade de criar ambientes digitais imersivos e interativos, a XR tem o potencial de transformar diversos setores, dede a educação, o trabalho ao entretenimento, criando formas inteiramente novas de experiências.

Comentários estão fechados.