Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As 8 línguas mais antigas do mundo que ainda são amplamente utilizadas

As línguas são fundamentais para a evolução da raça humana, e algumas línguas com milênios de anos ainda são faladas atualmente

Algumas línguas, amplamente faladas no mundo, são extremamente antigas, remontando a povos antigos que foram responsáveis pela construção da sociedade e de tudo que vivemos nos dias de hoje.

Apesar da nossa língua portuguesa ser uma língua relativamente antiga, com pouco mais de 800 anos de idade, ela está longe de se comparar com os idiomas mais antigos do mundo que ainda são utilizados.

É importante explicar que as línguas não surgem do nada, num determinado momento e dia específico. Na verdade, elas obedecem a um continuum temporal, fruto de inúmeras transformações sociais, políticas, econômicas e individuais.

Justamente por isso, é considerado que as línguas são organismos vivos, afinal de contas, elas são dinâmicas e se moldam de tempo em tempos pelos seus falantes desde a sua gênese.

As línguas mais antigas do mundo

O conceito de línguas nasceu a cerca de 10 mil anos e acabou mudando o curso da humanidade. Isso porque, foi o uso de línguas que levou ao desenvolvimento da raça humana e nos levou ao que somos hoje.

Muito embora a origem da primeira língua do mundo seja algo extremamente debatido, escrituras antigas e gravuras em cavernas deixam claro algumas das línguas mais antigas do mundo, das quais utilizamos até os dias de hoje, são elas:

Tâmil (2,5 mil anos)

O Tâmil é a língua oficial do Sri Lanka e Cingapura, é uma das línguas mais antiga do mundo e possuí cerca mais de 2.500 anos. Essa é a única língua antiga que sobreviveu a evolução do mundo moderno. Para se ter ideia, inscrição do século III a.C foram encontrados escritos em Tâmil.

Sânscrito (mais de 3,5 mil anos)

Diferente do Tâmil que ainda é uma língua amplamente falada, o sânscrito é uma das línguas mais antiga do mundo, que infelizmente caiu em desuso por volta de 600 a.C. Atualmente o sânscrito é uma língua litúrgica — línguas sagradas encontradas nas escrituras do hinduísmo, budismo e jainismo.

O primeiro registro escrito em sânscrito foi encontrado no Rigveda, que se trata de uma coleção de hinos védicos, escrita em algum lugar por volta do segundo milênio a.C. Lembrando que, estudiosos apontam que o sânscrito forma a base para diversas línguas europeias, e ainda é uma das línguas oficiais da Índia.

Egípcio (5 mil anos)

Uma das civilizações mais antigas do mundo e que, consequentemente, tem uma das línguas mais antigas do mundo, é o povo do Egito. Diversos registros escritos de seu uso datam de 3400 a.C, o que deixa claro como o egípcio é uma das línguas mais antigas do mundo.

Chinês (3 mil anos)

O Chinês é falado por 1,2 bilhão de pessoas no mundo, especialmente na China. O chinês pertence ao grupo denominado como línguas sino-tibetanas. A língua possuí muitos dialetos complexos, e hieróglifos podem ser rastreados até a Dinastia Shang do século XIV ao XI a.C.

Hebraico (3 mil anos)

O hebraico é uma das línguas mais antigas do mundo, mas acabou perdendo o uso comum por volta do ano 400 d.C, sendo agora preservado como língua litúrgica para os judeus do mundo.

Vale lembrar que o hebraico ainda é a língua oficial de Israel, contudo, o hebraico falado atualmente é conhecido como hebraico moderno, também chamado de hebraico israelense, que é uma forma modernizada da língua, que acaba sendo diferente da versão bíblica.

Grego (3,4 mil anos)

O grego tem uma história ininterrupta de ser utilizado como língua escrita por 3 mil anos. Lembrando que sua história é dividida em três partes, o grego antigo, grego medieval e o grego moderno, além disso, mais de 15 milhões de pessoas, especialmente na Grécia e Chipre, ainda falam o grego.

Basco (2,2 mil anos)

O basco, apesar de um pouco menos conhecido, é uma língua nativamente falada por uma pequena população de pessoas que vivem na Espanha e na França. Vale lembrar que o basco existia na Europa muito antes da chegada das línguas românicas, sobrevivendo por séculos em pequenos cantos do continente europeu.

Farsi (2,5 mil anos)

O farsi é uma língua comum em países como Afeganistão, Tajiquistão e Irã. O farsi é a língua descendente direta da língua persa antiga, que era a língua oficial do Império Persa.

Comentários estão fechados.