Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As 8 profissões reconhecidas como as mais estressantes do mundo

Apesar do estresse ser algo até mesmo rotineiro na vida dos brasileiros, existem algumas profissões que sofrem muito mais com este problema

Podemos dizer que todas as profissões do mundo possuem um certo momento de estresse, certo? Embora algumas profissões lidem pouco com estresse, existem outras reconhecidas como as profissões mais estressantes do mundo.

Mas e no seu caso? Você sente que seu trabalho te causa muito estresse? Talvez você não saiba, mas o Brasil é atualmente, o país com maior índice de estresse do mundo. Um estudo realizado pela Isma-Br, identificou que 70% da população brasileira já apresentou ou possui sintomas de estresse.

Como consequência, cada vez mais profissionais estão tendo que buscar atendimentos psicológicos para tentar lidar com o excesso de estresse, o que em paralelo acaba causando mais doenças pelo trabalho, como, por exemplo, a síndrome de burnout, que nada mais é do que o esgotamento mental.

Diante de tanto estresse assim, principalmente entre os brasileiros, você já se perguntou quais são as profissões mais estressantes? Um estudo realizado pelo site norte-americano Business Insider, em parceria com o instituto de pesquisa Bureau of Labor Statistic, realizou um levantamento para descobrir quais são elas.

Leia também | As 8 profissões reconhecidas como as mais felizes do mundo

Profissões mais estressantes do mundo

Para identificar quais são as profissões mais estressantes do mundo, foi utilizado um classificador de 0 a 100, onde, quanto mais próximo dos 100, maior o estresse enfrentado pela profissão, vamos conferir:

Atendente de polĂ­cia, de emergĂŞncia e bombeiro

NĂ­vel de estresse: 98,5

Os atendentes de chamadas da polícia e dos bombeiros vivem em constante tensão, tendo em vista que estão sempre de prontidão para receber chamadas das mais diversas que envolvem situações de vida ou morte, como crimes, emergências médicas ou incêndios. Como consequência, o nível de estresse desses profissionais é o mais alto do mundo.

Anestesista

NĂ­vel de estresse: 98,2

Os anestesistas são responsáveis pela administração segura da anestesia e pelo monitoramento das funções vitais de um paciente durante cirurgias. Um segundo de diferença pode causar um grave risco para a saúde do paciente. Como esses profissionais precisam ter extrema atenção a todo momento, acabam tendo um alto nível de estresse.

Operador de telemarketing

NĂ­vel de estresse: 98,2

Os operadores de telemarketing também são profissionais que vivem sob alta tensão. Essa é uma área reconhecida como uma daquelas que possuí maiores níveis de cobrança dos supervisores, sendo uma das profissões mais tóxicas do mundo e, como se não bastasse as cobranças dos supervisores, ainda precisam lidar com clientes que na maioria das vezes estão insatisfeitos.

Dançarino

NĂ­vel de estresse: 97

Uma profissão que muitas pessoas nem imaginam o nível de estresse que enfrentam são os dançarinos e coreógrafos, que precisam investir intensamente em preparação física, movimentos, ensaios prolongados. A pressão para performar e a instabilidade financeira desses artistas, acabam levando a grandes picos de estresse.

Obstetra e ginecologista

NĂ­vel de estresse: 96,5

Médicos ginecologistas e obstetras cuidam da saúde feminina, com um foco especial no sistema reprodutivo. Os obstetras acompanham as pacientes durante gestação, parto e pós-parto, enfrentando frequentemente situações críticas que exigem decisões rápidas e precisas, o que consequentemente aumenta e muito os níveis de estresse desses profissionais.

CirurgiĂŁo

NĂ­vel de estresse: 96,2

Cirurgiões estão entre os profissionais de saúde mais pressionados, realizando procedimentos que frequentemente envolvem riscos à vida dos pacientes. Eles operam dentro de suas áreas de especialização, podendo executar desde a implantação de órteses e próteses até transplantes de órgãos e tecidos. Além disso, cirurgiões também realizam consultas e outros tratamentos médicos, o que exige um alto nível de precisão e responsabilidade.

Piloto, Copiloto de Avião e Engenheiro de Aviação

NĂ­vel de estresse: 95,2

Na aviação, pilotos e copilotos de aeronaves grandes, seja para transporte de passageiros ou cargas, enfrentam a enorme responsabilidade de garantir a segurança de todos a bordo, seguindo rigorosamente planos de voo e procedimentos de segurança. Já os engenheiros de aviação, ou engenheiros aeronáuticos, são encarregados do design de sistemas mecânicos e componentes necessários para o funcionamento das aeronaves, o que consequentemente demanda uma combinação de precisão técnica e conformidade estrita com regulamentações de segurança.

Cuidador de idosos e crianças

NĂ­vel de estresse: 95

Talvez você nem imagine mas, muitos cuidadores de idosos e crianças enfrentam altos níveis de estresse, afinal de contas, precisam cuidar de vários aspectos importantes para o cuidado, em especial dos idosos e de bebês. Essa é uma profissão que exige muita empatia e resistência emocional, mas, como consequência, sofre altos níveis de estresse.

Comentários estão fechados.