Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As profissões que serão mais desvalorizadas no Brasil em 2025

Algumas profissões estão tendo uma redução no número de vagas de emprego, tal como aumento no número de demissões

No mercado de trabalho, naturalmente existem profissões mais e menos valorizadas. Quanto mais valorizada uma profissão é, mais oportunidades, melhores remunerações e valorização os trabalhadores encontram.

Da mesma maneira, profissões menos valorizadas tendem a ter menos oportunidades, remunerações mais baixas, assim como pouca valorização, tornando-se assim profissões “ruins” para se trabalhar.

Claro que, independente de valorização ou não, o principal é estar trabalhando, não existe trabalho ruim se você está garantindo seu sustento com honestidade e trabalho. No entanto, quando as pretensões envolvem um planejamento, a busca por melhores oportunidades, valorização e bons salários, carreiras menos valorizadas vão à contramão.

Os avanços globais na economia, tal como a crescente demanda por habilidades mais digitais, redefiniram o valor de diferentes carreiras. Muitas atividades que um dia já foram vistas como estáveis e seguras, hoje enfrentam a incerteza.

Profissões mais desvalorizadas para 2025

Todos os anos acontecem demissões e contratações em qualquer setor. No entanto, se analisarmos os dados do Ministério do Trabalho e Emprego baseados no Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (CAGED), alguns setores mostram determinadas atividades que tiveram mais desligamentos do que admissões (fonte de 2022 e de 2023).

Algumas das atividades mais desvalorizadas, com maior número de fechamento de vagas:

  • Operador de telemarketing;
  • Gerente administrativo;
  • Supervisor administrativo;
  • Magarefe;
  • Cobrador de ônibus;
  • Instalador de linhas e aparelhos de telecomunicação;
  • Gerente de loja e supermercado;
  • Supervisor de vendas;
  • Gerente comercial;
  • Operador de linha de montagem.

Se existem mais demissões do que admissões, esse cenário mostra uma tendência de desvalorização e redução de ofertas de emprego nessas áreas, muito embora não possamos descartar que fatores para encerramento de vagas de emprego podem ser flutuantes, dependendo de contextos sociais e econômicos principalmente.

No entanto, como essas profissões estão tendo uma redução no número de vagas quando comparados a dados de 2022, 2023 e dados parciais de 2024. Essas atividades tendem a gerar preocupação no cenário para 2025, haja vista que estão progressivamente encolhendo no mercado de trabalho, tendência que deve continuar se mantendo no ano que vem.

Será que minha profissão está desvalorizada?

Caso sua profissão apareça em listas de redução de contratações e aumento de demissões em um ano específico, essa informação não deixa claro que sua profissão está desvalorizada. Haja visto que existem outras questões que podem impactar o mercado de trabalho.

Para descobrir se sua profissão está se tornando valorizada considere alguns pontos importantes para isso, sendo eles:

  • Se sua profissão aparece por mais de dois anos seguidos com redução no número de contratações e aumento de demissões;
  • Se os salários oferecidos estão se tornando cada vez menores e com menos reajustes;
  • Caso perceba uma concorrência cada vez maior por uma vaga de emprego, o que pode indicar que as ofertas estão se tornando limitadas.

Comentários estão fechados.