Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

As séries que eram mais amadas nos anos 80

Nos 80 não existia Netflix, HBO Max e nem TV por assinatura. Para assistir uma série favorita, tinha que torcer para ela ser exibida pela Globo, SBT ou Band. Muitas vezes essas emissoras deixavam de exibir os seriados

Nos 80 não existia Netflix, HBO Max e nem TV por assinatura. Para assistir uma série favorita, tinha que torcer para ela ser exibida pela Globo, SBT ou Band. Muitas vezes essas emissoras deixavam de exibir as séries.

Somente com o advento da TV por assinatura, que a TV aberta começou a respeitar o público e passar as séries com seus episódios em sequência. Antes, eram exibidos alternados.

Em 1980, aos domingos, as pessoas esperavam acabar o programa Silvio Santos, para ver no SBT a série “A Supermáquina”. Que fez muito sucesso naquele ano. A seguir veja as séries que foram sucesso nos anos 80.

A Supermáquina

Supermáquina / IMDb

A Supermáquina (Knight Rider) teve 90 episódios. A trama girava em torno de um policial que foi dado como morto, foi resgatado por uma organização secreta bancada por um milionário e transformado em combatente do crime. No Brasil, a série foi exibida no SBT.

O Super-Herói Americano

/ Prime Video

O Super-Herói Americano (The Greatest American Hero) teve três temporadas. No entanto, no Brasil, a Globo nunca exibiu a série completa. Ralph Hinkley foi talvez o primeiro herói atrapalhado da TV.

A trama girava em torno de um professor de escola pública que é abduzido por alienígenas, que dão para ele de presente um traje que confere ao dono um monte de superpoderes.

Os efeitos especiais da série eram tão ruins até para aquela época, mas ninguém ligava e amava o seriado.

Águia de Fogo

Águia de Fogo / IMDb

Águia de Fogo (Airwolf) teve três temporadas e foi exibida pela Globo. A trama contava com um helicóptero militar supersônico, conhecido por Águia de Fogo, e sua tripulação participava de várias missões, muitas delas envolvendo espionagem, como o tema relacionado à Guerra Fria.

Baseado no filme homônimo, que deu origem à série, contava a história de Michael Coldsmith-Briggs III, vivido por Alex Cord, codinome “Arcanjo”, que é o comandante de uma divisão especial da CIA, chamada de “A Firma”, que construiu o Águia de Fogo. 

Sua principal característica é usar um tapa olho e sempre se vestir de branco. Ele convoca o piloto Stringfellow Hawke, vivido pelo ator Jan-Michael Vincent, para recuperar a aeronave desaparecida na Líbia. Hawke vive em uma cabana no topo de uma montanha, isolado. Seu único companheiro é seu cão, Tet.

Trovão Azul

Trovão Azul / Rotten Tomatoes

Como diria o Chacrinha, na TV nada se cria, tudo se copia. A série Trovão Azul é uma espécie de história para combater uma outra concorrente.

Trovão Azul (Blue Thunder) foi baseada no filme de mesmo nome lançado em 1983. Tinha no elenco nomes como os de Roy Scheider.

O piloto Frank Murphy, feito por Scheider, passou a se chamar tenente Frank Chaney e tinha como intérprete o ator James Farentino. Ainda no elenco televisivo James Farentino, Dana Carvey e os ex-jogadores profissionais de futebol americano Bubba Smith e Dick Butkus.

No entanto, Trovão Azul não conseguiu o mesmo sucesso que sua concorrente Águia de Fogo. A série foi exibida pela Globo.

Os Gatões

Os Gatões / IMDb

Os Gatões (The Dukes of Hazzard) teve sete temporadas, mas a Globo nunca exibiu todas elas. 

A série se passava no Condado de Hazzard, uma cidadezinha do interior do estado da Geórgia, em que os irmãos Luke (Tom Wopat) e Bo Duke (John Schneider) viviam no rancho de seu tio Jesse (Denver Pyle) junto da prima Daisy (Catherine Bach).

Jesse tinha conseguido liberar os irmãos após eles serem presos traficando uísque clandestino. O tio conseguiu um acordo com o governo para impedir que os dois fossem para a prisão.

Porém, os irmãos não podiam ser novamente apanhados com qualquer prova, que os incriminasse por qualquer ato ilícito, ou provas pelos quais eles foram anteriormente acusados, no caso comercializar bebidas ilegais e portar armas de fogo.

No entanto, os dois sempre se envolviam em confusões que os deixavam em conflito com as autoridades locais, especialmente o corrupto Chefe Hogg (Sorrell Booke) e o atrapalhado xerife Rosco P. Coltrane (James Best), geralmente fugindo em seu carro, um Dodge Charger apelidado “General Lee”.

O Homem do Fundo do Mar

O Homem do Fundo do Mar / Rotten Tomatoes

O Homem do Fundo do Mar (Man from Atlantis) teve apenas uma temporada. Aqui no Brasil foi exibida pela Globo e pela Band.

O protagonista era Mark Harris, interpretado por Patrick Duffy, um sobrevivente do continente perdido de Atlântida. Ele se junta à Fundação de Pesquisas Oceânicas, uma organização secreta do Governo para viver muitas aventuras no fundo do mar.

Leia também | Por que algumas pessoas têm medo de palhaço?

 Galactica – Astronave de Combate

Galactica – Astronave de Combate / Prime Video

Galactica – Astronave de Combate (Battlestar Galactica) só teve uma temporada e foi exibida pela Globo. 

Na série, os humanos surgiram em um planeta distante chamado Kobol, em um passado longínquo. Com o tempo, esse planeta não pôde mais suportar a vida e os humanos, organizados em treze tribos – sendo que uma se perderia das demais (insinuando que esta seria nossa cultura atual) -, tiveram que procurar outro planeta em outro sistema solar.

A trama gira em torno das treze tribos humanas chamadas de Colônias, cujos habitantes humanos eram conhecidos como “coloniais”, uma possível referência às treze colônias norte-americanas ou às tribos de Israel.

Quem assistir essas séries dos anos 80 vai ter uma ataque de risos com os efeitos especiais que eram feitos na época. Sem contar, que muita gente atualmente não iria engolir as histórias contadas.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.