Asteroide ‘Deus do Caos’ passará perto da Terra e terá tremores com planeta
"Deus do Caos" fará uma passagem muito próxima da Terra, mais próxima do que muitos satélites geoestacionários
Vira e mexe o mundo parece que vai entrar em um filme de ficção-científica, quando é alertado pela passagem por algum asteroide que vai passar perto da Terra. Logo, muita gente fica apavorada. Mas calma, não precisa arrancar os cabelos da cabeça.
Primeiro que somente em 2029, o Apophis conhecido como “Deus do Caos” fará uma passagem muito próxima da Terra, mais próxima do que muitos satélites geoestacionários. No entanto, antes que você pense que o mundo vai acabar, fique tranquilo, não há risco de colisão com a Terra nessa passagem ou nas próximas décadas. Os cálculos orbitais são bastante precisos e descartam essa possibilidade.
Efeitos na Terra
A gravidade da Terra irá influenciar o asteroide, causando pequenas deformações em sua superfície. Afastando qualquer impacto significativo na Terra. Para os cientistas, esse acontecimento é como se fosse uma festa de aniversário! Para eles é uma oportunidade única para estudar um asteroide de perto, coletando dados valiosos que podem ajudar em futuras missões de defesa planetária.
Por que o asteroide recebeu esse nome?
Para satisfazer sua curiosidade em relação ao nome do asteroide, saiba que o nome Apophis é uma referência ao deus egípcio do caos e da destruição. O asteroide foi batizado com esse nome nos primeiros anos após a descoberta da sua existência. Naquele tempo, as estimativas iniciais apontavam para uma pequena probabilidade de impacto com a Terra. Com o refinamento das observações, essa possibilidade foi descartada.
A última vez que o asteroide passou perto, embora não tenha sido tão próximo, foi em 2021. O que permitiu aos cientistas coletar dados importantes sobre o Apophis, refinando ainda mais as previsões para futuras passagens.
Leia também | Pobreza eleva em 3 vezes risco de surgimento de ansiedade e depressão
O que esperar da passagem de 2029?
Para os que gostam de ficar olhando para o céu quando surgem esses tipos de acontecimentos, saiba que o asteroide poderá ser visto a olho nu em algumas regiões do planeta.
O Apophis poderá ser visto como um ponto luminoso se movendo rapidamente no céu.
Depois de 2029, não sabe ao certo quando o Apophis irá voltar a se encontrar com a Terra, isso porque frequência das passagens do asteroide não regular. A órbita de um asteroide é influenciada por diversos fatores gravitacionais, como a atração da Terra, da Lua e de outros planetas.
Comentários estão fechados.