Atenção motoristas, IPVA estará muito mais caro em 2022
A alta no preço dos veículos este ano deixará o bolso dos motoristas mais magros no ano que vem quando tiverem que pagar o IPVA
A disparada nos preços dos veículos terá um impacto muito forte no valor do Imposto sobre a Propriedade de Veículos Automotores (IPVA) no ano que vem.
A paralisação na produção de veículos devido à falta de componentes, associada a fatores como aumento no custo de matéria-prima como aço e alumínio provocou uma disparada nos preços dos carros novos.
Como consequência da falta de veículos novos, o mercado de usados acabou se aquecendo cada vez mais, onde, quanto maior a procura maior será o valor.
Como funciona o IPVA?
O IPVA é um imposto estadual, cobrado anualmente, cuja alíquota varia de acordo com cada estado, podendo variar em média de 2% a 4% de acordo com o valor do veículo na Tabela Fipe.
O imposto atinge todos os motoristas que possuem carro ou moto. Porém, como o próprio nome indica, o imposto não incide diretamente apenas os carros e motos, mas também todos os veículos automotores, sendo eles, automóvel, motocicleta, aeronave ou até mesmo embarcações.
O recolhimento do imposto é anual e metade do valor arrecadado é destinado ao município onde o veículo foi licenciado. Já a outra metade é destinado aos cofres públicos, para então ser aplicado em diversas áreas como saúde e educação.
Porque o IPVA vai ficar mais caro em 2022?
Como dito anteriormente, o IPVA é um imposto anual em que o valor de sua cobrança pode variar conforme cada estado, onde a alíquota aplicada é de 2% a 4% do valor do veículo na Tabela Fipe.
Assim, quanto mais caro o carro, maior será o valor que o motorista terá que desembolsar com o imposto no próximo ano.
De acordo com dados de algumas pesquisas, a média de preço dos carros subiu cerca de 21%, o que consequentemente fará com que os motoristas paguem mais de IPVA em 2022 do que pagaram no mesmo veículo este ano.
Confira alguns dos carros com a maior alta em 2021:
- Fiat Uno – 41,41%
- Fiat Argo – 30,56%
- Fiat Strada – 30,04%
- Hyundai HB20 – 29,22%
- Toyota Hilux – 27,54%
- Volkswagen Gol – 25,87%
- Renault Kwid – 25,46%
- Fiat Mobi – 24,37%
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.