Autoescolas podem deixar de ser obrigatórias para tirar a carteira de motorista
Muitas pessoas sonham em tirar a carteira de motorista, mas acabam não tendo acesso ao documento devido aos seu alto custo para emissão
Se existe um documento que milhares de pessoas gostariam de tirar, mas que, devido a todos os custos, acabam não conseguindo esse direito, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, em alguns estados, todo o processo para obter a carteira de motorista chega aos R$ 3 mil.
Como consequência, milhares de brasileiros de baixa renda, ou ainda cidadãos que estão lutando para sobreviver todos os dias, acabam não tendo o tão sonhado direito de dirigir, já que o dinheiro que recebe vai para o pagamento de contas e outros compromissos.
Entretanto, e se falarmos pra você, que essa situação pode mudar? Sim, existe um Projeto de Lei (PL), em discussão no Congresso Nacional, que poderá acabar com a obrigatoriedade do cidadão ter que frequentar uma autoescola para tirar a CNH.
Possível fim das autoescolas
O possível fim das autoescolas pode acontecer caso o Projeto de Lei (PL 6.485/19), de autoria da senadora Kátia Abreu, seja aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.
Se você está se perguntando porque o fim das autoescolas seria suficiente para os brasileiros poderem tirar sua carteira de motorista, ocorre que, segundo dados apresentados pela senadora, até 80% dos custos para tirar a CNH, são custos com autoescolas.
Lembrando que as autoescolas possuem custos para ensinar o aluno, preparar o material de ensino, possuem custos de ter seus carros e instrutores devidamente treinados. O que acaba encarecendo muito o processo de obtenção da carteira de motorista.
Conforme o projeto apresentado, a ideia é que as autoescolas não sejam mais obrigatórias para as pessoas poderem obter a CNH nas categorias A e B, categorias utilizadas para dirigir motos e carros simultaneamente.
Lembrando que a prova teórica e prática continuará sendo obrigatória, mas, através da PL, os interessados em tirar a CNH poderiam estudar por conta própria para realizarem tanto a prova teórica, quanto a prova prática de direção.
No cenário atual, o texto ainda busca votação no Senado Federal para que possa ser enviado à Câmara dos Deputados e consequentemente aprovado. Mas para que a medida possa acontecer, será preciso que os brasileiros cobrem os parlamentares, pois, caso eles tenham interesse, a proposta poderá, sim, sair do papel e se tornar realidade para milhares de pessoas.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.