Chamadas

Autoescolas podem deixar de ser obrigatórias para tirar a carteira de motorista

Se existe um documento que milhares de pessoas gostariam de tirar, mas que, devido a todos os custos, acabam não conseguindo esse direito, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, em alguns estados, todo o processo para obter a carteira de motorista chega aos R$ 3 mil.

Como consequência, milhares de brasileiros de baixa renda, ou ainda cidadãos que estão lutando para sobreviver todos os dias, acabam não tendo o tão sonhado direito de dirigir, já que o dinheiro que recebe vai para o pagamento de contas e outros compromissos.

Entretanto, e se falarmos pra você, que essa situação pode mudar? Sim, existe um Projeto de Lei (PL), em discussão no Congresso Nacional, que poderá acabar com a obrigatoriedade do cidadão ter que frequentar uma autoescola para tirar a CNH.

Possível fim das autoescolas

O possível fim das autoescolas pode acontecer caso o Projeto de Lei (PL 6.485/19), de autoria da senadora Kátia Abreu, seja aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Se você está se perguntando porque o fim das autoescolas seria suficiente para os brasileiros poderem tirar sua carteira de motorista, ocorre que, segundo dados apresentados pela senadora, até 80% dos custos para tirar a CNH, são custos com autoescolas.

Lembrando que as autoescolas possuem custos para ensinar o aluno, preparar o material de ensino, possuem custos de ter seus carros e instrutores devidamente treinados. O que acaba encarecendo muito o processo de obtenção da carteira de motorista.

Conforme o projeto apresentado, a ideia é que as autoescolas não sejam mais obrigatórias para as pessoas poderem obter a CNH nas categorias A e B, categorias utilizadas para dirigir motos e carros simultaneamente.

Lembrando que a prova teórica e prática continuará sendo obrigatória, mas, através da PL, os interessados em tirar a CNH poderiam estudar por conta própria para realizarem tanto a prova teórica, quanto a prova prática de direção.

No cenário atual, o texto ainda busca votação no Senado Federal para que possa ser enviado à Câmara dos Deputados e consequentemente aprovado. Mas para que a medida possa acontecer, será preciso que os brasileiros cobrem os parlamentares, pois, caso eles tenham interesse, a proposta poderá, sim, sair do papel e se tornar realidade para milhares de pessoas.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

2 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

4 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

7 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

7 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

7 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

7 horas atrás