Chamadas

Autoescolas podem deixar de ser obrigatórias para tirar a carteira de motorista

Se existe um documento que milhares de pessoas gostariam de tirar, mas que, devido a todos os custos, acabam não conseguindo esse direito, é a Carteira Nacional de Habilitação (CNH). Isso porque, em alguns estados, todo o processo para obter a carteira de motorista chega aos R$ 3 mil.

Como consequência, milhares de brasileiros de baixa renda, ou ainda cidadãos que estão lutando para sobreviver todos os dias, acabam não tendo o tão sonhado direito de dirigir, já que o dinheiro que recebe vai para o pagamento de contas e outros compromissos.

Entretanto, e se falarmos pra você, que essa situação pode mudar? Sim, existe um Projeto de Lei (PL), em discussão no Congresso Nacional, que poderá acabar com a obrigatoriedade do cidadão ter que frequentar uma autoescola para tirar a CNH.

Possível fim das autoescolas

O possível fim das autoescolas pode acontecer caso o Projeto de Lei (PL 6.485/19), de autoria da senadora Kátia Abreu, seja aprovado nas duas casas do Congresso Nacional, sendo elas o Senado Federal e a Câmara dos Deputados.

Se você está se perguntando porque o fim das autoescolas seria suficiente para os brasileiros poderem tirar sua carteira de motorista, ocorre que, segundo dados apresentados pela senadora, até 80% dos custos para tirar a CNH, são custos com autoescolas.

Lembrando que as autoescolas possuem custos para ensinar o aluno, preparar o material de ensino, possuem custos de ter seus carros e instrutores devidamente treinados. O que acaba encarecendo muito o processo de obtenção da carteira de motorista.

Conforme o projeto apresentado, a ideia é que as autoescolas não sejam mais obrigatórias para as pessoas poderem obter a CNH nas categorias A e B, categorias utilizadas para dirigir motos e carros simultaneamente.

Lembrando que a prova teórica e prática continuará sendo obrigatória, mas, através da PL, os interessados em tirar a CNH poderiam estudar por conta própria para realizarem tanto a prova teórica, quanto a prova prática de direção.

No cenário atual, o texto ainda busca votação no Senado Federal para que possa ser enviado à Câmara dos Deputados e consequentemente aprovado. Mas para que a medida possa acontecer, será preciso que os brasileiros cobrem os parlamentares, pois, caso eles tenham interesse, a proposta poderá, sim, sair do papel e se tornar realidade para milhares de pessoas.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

11 horas atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

1 dia atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

3 dias atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

6 dias atrás

Quanto tempo um estrangeiro demora para aprender português?

Você já se perguntou quanto tempo leva um estrangeiro para falar português? Embora muitos imaginem…

1 semana atrás

6 idiomas mais importantes para aprender que devem dominar até 2050

Atualmente acredite ou não existem mais de 7.139 línguas faladas em todo o mundo, só…

1 semana atrás