Auxílio-doença Perícia presencial / Imagem de Divulgação
Após medidas do governo para agilizar a análise de auxílio-doença para os segurados, não estava sendo preciso realizar a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), mas a perícia presencial retornou em alguns casos.
Por meio do Atesmed, que visa facilitar a análise de benefícios, muitos brasileiros estão conseguindo solicitar o antigo auxílio-doença, entretanto, algumas doenças perderam esse privilégio.
Confira os próximos tópicos e saiba quais tipos de doenças e de contribuintes vão precisar perícia presencial e entenda a nova forma de análise do INSS.
Quem precisar solicitar o auxílio-doença, será possível realizar o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido de uma maneira mais prática, sem a necessidade de passar pela perícia médica.
Portanto, para solicitar seu auxílio sem precisar passar por perícia, tendo somente o seu atestado analisado, é possível realizar a solicitação pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS”.
Para utilizar o Atesmed, basta anexar ao requerimento documentos médicos ou odontológicos que comprovem a necessidade de afastamento das atividades laborais. Além disso, após uma parceria do INSS com os Correios, é possível solicitar o benefício por incapacidade temporária em todo Brasil, 2.681 unidades postais estão habilitadas a realizar o serviço.
Leia também | Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios
A mudança impacta principalmente os contribuintes facultativos e os desempregados em período de graça (que continuam com os benefícios mesmo sem contribuição ativa), esses precisam passar pela perícia médica do INSS para ter a solicitação deferida.
Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, com base em uma análise do comportamento de segurados desempregados e facultativos, esses grupos estariam se aproveitando do sistema digital para obter benefícios indevidos.
“Não é preconceito, mas essas condições facilitam o abuso da ferramenta. Precisamos ajustar o sistema para evitar essas práticas”, afirma Stefanutto sobre o motivo do retorno da perícia presencial.
Leia também | Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda
Os segurados empregados que solicitarem o auxílio-doença por conta de problemas no sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, como dores nas costas e lesões articulares, serão automaticamente direcionados para perícia presencial.
Portanto, todos os trabalhadores formais (com carteira assinada) continuarão a ter as suas solicitações analisadas pelo Atestmed para agilizar os processos, desde que não sofram de enfermidades que exijam perícia presencial.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…