Benefícios

Auxílio-doença: Perícia presencial do INSS retorna em alguns casos

Após medidas do governo para agilizar a análise de auxílio-doença para os segurados, não estava sendo preciso realizar a perícia do Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) para conseguir o Benefício por Incapacidade Temporária (antigo auxílio-doença), mas a perícia presencial retornou em alguns casos.

Por meio do Atesmed, que visa facilitar a análise de benefícios, muitos brasileiros estão conseguindo solicitar o antigo auxílio-doença, entretanto, algumas doenças perderam esse privilégio.

Confira os próximos tópicos e saiba quais tipos de doenças e de contribuintes vão precisar perícia presencial e entenda a nova forma de análise do INSS.

O que é o Atesmed?

Quem precisar solicitar o auxílio-doença, será possível realizar o requerimento por meio de análise documental (Atestmed) e ter o benefício concedido de uma maneira mais prática, sem a necessidade de passar pela perícia médica.

Portanto, para solicitar seu auxílio sem precisar passar por perícia, tendo somente o seu atestado analisado, é possível realizar a solicitação pelo site do INSS ou pelo aplicativo “Meu INSS”.

Para utilizar o Atesmed, basta anexar ao requerimento documentos médicos ou odontológicos que comprovem a necessidade de afastamento das atividades laborais. Além disso, após uma parceria do INSS com os Correios, é possível solicitar o benefício por incapacidade temporária em todo Brasil, 2.681 unidades postais estão habilitadas a realizar o serviço.

Leia também | Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios

O que mudou no auxílio-doença?

A mudança impacta principalmente os contribuintes facultativos e os desempregados em período de graça (que continuam com os benefícios mesmo sem contribuição ativa), esses precisam passar pela perícia médica do INSS para ter a solicitação deferida.

Segundo Alessandro Stefanutto, presidente do INSS, com base em uma análise do comportamento de segurados desempregados e facultativos, esses grupos estariam se aproveitando do sistema digital para obter benefícios indevidos. 

“Não é preconceito, mas essas condições facilitam o abuso da ferramenta. Precisamos ajustar o sistema para evitar essas práticas”, afirma Stefanutto sobre o motivo do retorno da perícia presencial.

Leia também | Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda

O que muda na perícia do INSS para os empregados?

Os segurados empregados que solicitarem o auxílio-doença por conta de problemas no sistema osteomuscular e tecido conjuntivo, como dores nas costas e lesões articulares, serão automaticamente direcionados para perícia presencial. 

Portanto, todos os trabalhadores formais (com carteira assinada) continuarão a ter as suas solicitações analisadas pelo Atestmed para agilizar os processos, desde que não sofram de enfermidades que exijam perícia presencial. 

Matheus Vinicius Ribeiro

Redator, atuando ativamente há mais de 5 anos no mercado do jornalismo digital.

Postagens recentes

MEI pode trabalhar de carteira assinada. O que diz a regra?

O Microempreendedor Individual (MEI) foi criado para facilitar a formalização de pequenos negócios, permitindo que…

2 horas atrás

10 empresas que levam brasileiros para trabalhar no exterior

Os brasileiros que querem trabalhar fora do país podem ter a chance de serem contratados…

13 horas atrás

Saiba quem é contra e quem é a favor do fim da escala 6×1

Um assunto vem tomando conta dos brasileiros que estão preocupados em continuar trabalhando. Estamos falando…

17 horas atrás

Brasileiro está perdendo o hábito da leitura, diz pesquisa

A leitura leva a pessoa ao conhecimento, a ter uma ótima gramática e também saber…

19 horas atrás

Conheça as cidades brasileiras que tem baixo custo de vida

O Brasil tem lugares ótimos e lindos para se morar com qualidade de vida e…

19 horas atrás

7 cursos de graduação para quem não sabe o que quer fazer

Para você pode ser desafiador a hora em que terá que escolher um curso de…

21 horas atrás