Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Auxílio-doença pode ser solicitado em agências dos Correios

O benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) poderá ser solicitado em 2,6 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.

Visando facilitar a solicitação do auxílio-doença, o Instituto Nacional do Seguro Social (INSS) e os Correios fizeram uma parceria para o público poder solicitar o benefício nas agências espalhadas pelo Brasil.

Portanto, o benefício por incapacidade temporária (auxílio-doença) poderá ser solicitado por meio do Atestmed no Balcão Cidadão, disponível em 2,6 mil agências dos Correios espalhadas pelo Brasil.

Este benefício é direcionado para pessoas incapacitadas temporariamente para o trabalho ou sua atividade habitual por mais de 15 dias consecutivos.

Auxílio-doença

O benefício por incapacidade temporária, como citamos, é um auxílio concedido para segurados do INSS que estejam incapacitados temporariamente por um período maior do que 15 dias.

Requisitos para solicitar:

  • Possuir qualidade de segurado; 
  • Comprovar, em perícia médica, a incapacidade para o seu trabalho ou para a sua atividade habitual por mais de 15 (quinze) dias consecutivos. 
  • Em regra, cumprir carência de 12 contribuições mensais. 

Leia também | Benefícios do INSS podem ser suspensos automaticamente, saiba o que muda

A parceria dos Correios e do INSS

A parceria para agilizar a solicitação do auxílio-doença foi formalizada na segunda-feira, dia 14 de outubro, por Alessandro Stefanutto, presidente do INSS e Fabiano Silva dos Santos, presidente dos Correios.

A parceria dos Correios e do INSS tem como finalidade dar mais agilidade à concessão de auxílio-doença com até 180 dias de afastamento. Com o Atestmed, será possível receber o benefício sem precisar passar por uma perícia médica presencial.

Os beneficiários poderão fazer o requerimento de Atestmed diretamente nas agências dos Correios, onde o funcionário digitalizará todos os documentos e colocará eles diretamente no sistema do INSS.

Leia também | Seu CPF está na lista de 800 mil idosos do INSS que não receberão salário?

Quanto tempo demora para conseguir o benefício?

Segundo o presidente do INSS, atualmente, os auxílios estão sendo analisados em até quinze dias. Entretanto, por conta da nova parceria com os Correios será mais acessar o serviço.

Portanto, será normal que os benefícios sejam analisados com mais rapidez a partir de agora, por conta da parceria.

Comentários estão fechados.