O auxílio por incapacidade temporária, popularmente conhecido como auxílio-doença, é um importante benefício concedido pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), aos trabalhadores que estão temporariamente incapazes de trabalhar.
Quando o auxílio-doença é concedido, o pagamento do benefício é realizado durante o período de incapacidade do trabalhador, que poderá ser extinto ao final do prazo, ou prolongado, caso seja identificado que o segurado ainda esteja incapaz.
Para que o trabalhador pode ter condições de receber o auxílio-doença, são exigidos alguns requisitos, vejamos:
No caso, a qualidade de segurado, nada mais é do que ser um contribuinte que esteja com suas contribuições mínimas ao INSS devidamente em dia.
Após a Reforma da Previdência, a regra de cálculo do valor do auxílio-doença ficou o seguinte:
O valor do auxílio-doença corresponde a 91% do salário de benefício, assim sendo, uma média simples dos salários de contribuição ou então do salário dos últimos 12 meses de contribuição, o que for menor.
Dessa forma, a menor de suas médias será utilizada como base de cálculo no qual será aplicada uma alíquota de 91% que resultará no valor do benefício que o segurado poderá receber.
Também é importante lembrar que o valor do auxílio-doença, de forma alguma, poderá ser menor do que o salário mínimo vigente.
Após o 16° dia de afastamento, o trabalhador deverá solicitar o auxílio-doença, onde deve agendar a perícia pelo fone 135, pelo aplicativo Meu INSS disponível para Android e IOS.
Dessa maneira, o segurado deve comparecer à unidade do INSS na data agendada para a perícia, onde, o médico do INSS avaliará o seu caso.
Além disso, o segurado deve ter em mãos os seguintes documentos para solicitar o auxílio-doença:
Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…
A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…
Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…
Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…
Se você é daqueles que adoram um dorama romântico que faz o coração bater mais…
No Brasil, a saúde pública ainda é um verdadeiro desafio para o governo, e normalmente…