Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Auxílio Gás: pagamento começa na próxima semana

A partir do dia 19 de junho começa uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Gás. O benefício é pago junto com o Bolsa Família

O Auxílio Gás é o programa do Governo Federal criado pela Lei nº 14.237, de 19 de novembro de 2021 e regulamentado pelo Decreto nº 10.881, de 2 de dezembro de 2021, para diminuir o efeito do preço do gás de cozinha sobre o orçamento das famílias de baixa renda.

A partir do dia 19 de junho começa uma nova rodada de pagamentos do Auxílio Gás. O benefício é pago junto com o Bolsa Família.

O pagamento é realizado a cada dois meses. Como o último valor foi liberado em abril, o dinheiro vai cair na conta dos beneficiários neste mês de junho.

O valor do Auxílio Gás será liberado em conta digital ou bancária. Caso a família não tenha acesso a uma dessas opções de conta, será aberta, automaticamente, uma poupança social digital, quando possível.

As famílias receberão o valor integral do botijão de gás, calculado pela Agência Nacional do Petróleo, Gás Natural e Biocombustíveis (ANP). As datas dos repasses seguem o calendário do Bolsa Família.

O Auxílio Gás pode ser acumulado com outros benefícios?

Sim! O pagamento do Programa Auxílio Gás poderá ser acumulado com outros benefícios, auxílios e bolsas do Programa Auxílio Brasil. Os valores transferidos pelo Auxílio Gás não serão computados como renda no Cadastro Único.

Os pagamentos do Auxílio Gás serão realizados pela Caixa Econômica Federal.

Quem tem direito

Terão direito ao auxílio às famílias inscritas no Cadastro Único, com renda familiar mensal per capita menor ou igual a meio salário-mínimo, inclusive famílias beneficiárias de programas de transferência de renda implementados pelas três esferas de governo. 

O Programa também contempla famílias que tenham na sua composição pessoas residentes no mesmo domicílio que receba o Benefício de Prestação Continuada (BPC), inscritas ou não no Cadastro Único. 

As famílias que estão inscritas no Cadastro Único, o pagamento do benefício do Auxílio Gás será feito ao Responsável Familiar, preferencialmente à mulher, devendo ser ela indicada no cadastro. Para famílias não inscritas no Cadastro Único com beneficiários do BPC, o pagamento será feito ao titular do benefício assistencial ou seu Responsável Legal.

Calendário do Auxílio Gás – junho de 2023

O calendário de pagamentos do Auxílio Gás é liberado de acordo com o último dígito do NIS (Número de Identificação Social). Veja as atas de pagamento.

  • 19 de junho – depósito para inscritos com NIS final 1;
  • 20 de junho – depósito para inscritos com NIS final 2;
  • 21 de junho – depósito para inscritos com NIS final 3;
  • 22 de junho – depósito para inscritos com NIS final 4;
  • 23 de junho – depósito para inscritos com NIS final 5;
  • 26 de junho – depósito para inscritos com NIS final 6;
  • 27 de junho – depósito para inscritos com NIS final 7;
  • 28 de junho – depósito para inscritos com NIS final 8;
  • 29 de junho – depósito para inscritos com NIS final 9;
  • 30 de junho – depósito para inscritos com NIS final 0.

Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.