Auxílio gás será liberado para todos do bolsa família em junho?
O governo volta a pagar neste mês de junho o auxílio gás nacional para milhares de famílias, vamos entender quais são as regras para receber
O Auxílio Gás Nacional é hoje um importante benefício destinado aos cidadãos de baixa renda. Como exigência principal, possuem direito a ajuda na compra no gás de cozinha, as famílias inscritas no CadÚnico.
Sua criação tem como objetivo ajudar as famílias a comprarem um botijão de gás a cada dois meses. No início o benefício pagava metade do valor do gás, já em 2023, o auxílio concede o valor total médio do gás de cozinha.
Contudo, o benefício ainda traz uma série de dúvidas aos cidadãos que possuem ou não direito de receber o auxílio gás, afinal, somente uma parte dos inscritos do Bolsa Família é quem recebe a ajuda para a compra do gás.
Pensando nisso, hoje vamos entender melhor quais famílias possuem direito ao auxílio-gás e se o mesmo poderá vir a ser pago para todos os inscritos do Bolsa Família, confira!
Quem tem direito ao auxílio gás?
O auxílio gás é pago no limite de um benefício por família, que obrigatoriamente deve estar inscrita no CadÚnico, que é a plataforma do governo para identificar quais famílias estão precisando de apoio social do governo.
São elegíveis ao Programa Auxílio Gás dos Brasileiros:
- todas as famílias inscritas no CadÚnico, com renda familiar mensal menor ou igual a meio salário-mínimo por pessoa, inclusive as famílias que recebem benefícios de programas do governo;
- as famílias que tenham alguma pessoa que mora na mesma casa, que recebe o benefício de prestação continuada da assistência social, inscritas ou não no CadÚnico.
O benefício financeiro do Programa Auxílio Gás dos Brasileiros, segue os seguintes critérios:
- Famílias com registro do CadÚnico que tenha sido atualizado nos últimos 24 meses;
- Famílias com menor renda por pessoa;
- Famílias com maior quantidade de pessoas;
- Famílias que recebem benefício do Programa Bolsa Família;
- Famílias com cadastro qualificado pelo gestor por meio do uso dos dados da averiguação, quando disponíveis.
Serão priorizadas as famílias com mulheres vítimas de violência doméstica que estejam sob o monitoramento de medidas protetivas de urgência.
Teremos auxílio gás para todos em junho?
Não! O auxílio gás não será pago para todos neste mês de junho. Como visto nas regras anteriores, somente aquelas famílias que se enquadrarem nos critérios apresentados é que poderão ter acesso a ajuda para a compra do gás de cozinha.
Calendário de pagamentos
O calendário de pagamentos do auxílio gás é o mesmo do Bolsa Família, dessa forma, os beneficiários vão receber nas seguintes datas:
- 19 de junho – depósito para inscritos com NIS final 1;
- 20 de junho – depósito para inscritos com NIS final 2;
- 21 de junho – depósito para inscritos com NIS final 3;
- 22 de junho – depósito para inscritos com NIS final 4;
- 23 de junho – depósito para inscritos com NIS final 5;
- 26 de junho – depósito para inscritos com NIS final 6;
- 27 de junho – depósito para inscritos com NIS final 7;
- 28 de junho – depósito para inscritos com NIS final 8;
- 29 de junho – depósito para inscritos com NIS final 9;
- 30 de junho – depósito para inscritos com NIS final 0;
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.