Bancos mudam a data de fechamento da fatura do cartão de crédito. Entenda
Antes dessas mudanças, quando você fizesse uma compra no dia seguinte ao do fechamento da fatura, tinha até 40 dias para pagar a conta de fato
Você que costuma comprar muito usando o cartão de crédito, fique ligado! Os bancos estão alterando a data de fechamento das faturas de cartão de crédito de seus clientes, ou seja, reduzido o intervalo entre a data permitida para a última compra e o vencimento do boleto mensal.
O fechamento do mês geralmente acontecia dez dias antes da fatura vencer. Lembrando que isso varia de acordo com o banco que emitiu o cartão. A data de vencimento da fatura é o dia limite para o cliente pagar o boleto sem a incidência de juros por atraso.
Antes dessas mudanças, quando você fizesse uma compra no dia seguinte ao do fechamento da fatura, tinha até 40 dias para pagar a conta de fato. Porém, os bancos passaram a adotar uma medida que reduz o período em que o cliente usa o cartão e só paga na fatura seguinte.
Deste modo, os bancos conseguem aumentar seus ganhos com o rendimento que obtêm ao aplicar o dinheiro no intervalo entre receber o pagamento do cliente e repassar o valor ao estabelecimento comercial onde foi feita a compra. Ou seja, as instituições financeiras estão se aproveitando da Selic a 13,75%.
Segundo o jornal Valor Econômico, que revelou a mudança realizada pelas administradoras, uma influenciadora fez uma reclamação nas redes sociais citando o banco Itaú. O texto, ela diz que o banco reduziu o prazo entre as datas de fechamento e de vencimento da sua fatura de dez para oito dias.
Em resposta, o Itaú afirmou que está realizando uma alteração no período de fechamento da fatura de seus cartões, que passou a acontecer oito dias antes do vencimento da fatura, acompanhando um movimento de mercado, promovido também por outras instituições financeiras, e ressaltou que pratica um prazo ainda maior do que os concorrentes.
De acordo com o banco, a alteração não impacta as datas de pagamento, que permanecem as mesmas. A mudança está em andamento e deve chegar a todos nos próximos meses, com comunicação aos clientes sobre a situação em diversos canais, como e-mail, SMS, aplicativos e aviso em todas as faturas.
O Itaú também disse que o cliente pode ter acesso à melhor data de compra acessando seus canais digitais. Lá o banco realiza uma atualização com antecedência, para que as pessoas possam se programar.
Outros bancos
O Bradesco informou que ainda não alterou as datas de fechamento das faturas dos cartões de crédito.
O Nubank também esclareceu que nada mudou em relação ao fechamento das faturas de cartão de crédito. Segundo a instituição financeira, o procedimento continua sendo o mesmo.
“O fechamento da fatura ocorre sempre sete dias antes da data de vencimento, que é escolhida pelo cliente”, informou.
Já o Banco do Brasil esclareceu que o fechamento da fatura ocorre, em geral, dez dias antes do vencimento do boleto. Segundo o banco, o fechamento pode ocorrer com mais dias de antecedência, caso a data ocorra em fim de semana ou feriado.
O Santander e o banco Pan não comentaram a medida.
Idec vai notificar Banco Central sobre a mudança
Mesmo não havendo uma regulamentação ou um normativo que estabeleça prazo mínimo ou máximo para fechamento da fatura, o Instituto Brasileiro de Defesa do Consumidor (Idec) pretende notificar o Banco Central (BC) sobre as mudanças.
A economista e coordenadora do Programa Financeiro do Idec, Ione Amorim, lembra que, em geral, o fechamento da fatura ocorria dez dias antes do vencimento. Embora não haja uma norma que obrigue as instituições financeiras a manter o prazo, elas devem promover uma comunicação efetiva e adequada para alertar os clientes sobre este tipo de mudança.
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