Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Bebê Rena: O que é um Stalker segundo especialistas? É crime?

A série “Bebê Rena” da Netflix conta a história real de uma Stalker que perseguiu Richard Gadd, um escritor e ator escocês.

A série “Bebê Rena” colocou em pauta um assunto muito importante, que deve ser debatido, o crime de stalking. No Brasil, a prática é considerada criminosa desde 2021, é um ato criminoso que acontece com mais frequência pela existência das redes sociais.

A série mostra uma antagonista que já foi presa por ser uma stalker (termo em inglês que significa perseguidor), mas que se interessa pelo protagonista da série, após ele ajudar a moça uma vez no seu trabalho.

Em Bebê Rena, as coisas vão ficando piores, após as perseguições aumentarem e acontecerem no mundo físico e virtual, prejudicando a vida do protagonista Donny (Richard Gadd).

Ser Stalker como em Bebê Rena é crime?

Na legislação brasileira, desde o ano de 2021, o crime de perseguição, prática também conhecida como “stalking”, se tornou crime por meio da Lei 14.132/21. Esta nova lei criminaliza a perseguição, inclusive na internet.

Portanto, ser um stalker assim como a protagonista de série Bebê Rena, se te tornou crime desde que essa lei entrou em vigor, no dia 31 de março do ano de 2021, após o então presidente, Jair Messias Bolsonaro, sancionar o projeto que incluiu no Código Penal o crime de perseguição.

Enfim, segundo a legislação brasileira, se existisse uma Stalker como em “Bebê Rena”, ela seria condenada a reclusão, de 6 (seis) meses a 2 (dois) anos, e multa.

O que dizem os especialistas?

Segundo um dos maiores sites sobre saúde mental do mundo, o Psychology Today, o stalking é “um padrão de comportamento consistente e intencional, em oposição a um ou dois incidentes isolados. Persiste depois que o indivíduo pede ao perseguidor que pare de contatá-lo”.

Leia+: Bebê Rena: uma série que entra nas Profundezas da Obsessão e do Trauma

O site afirma que o crime de perseguição vem do desejo de exercer controle sobre a vítima. A motivação para a prática deste crime pode surgir de relacionamento romântico, ou, da imaginação de um relacionamento, como acontece com famosos, por exemplo.

A pessoa se torna um stalker quando a vítima se sente em perigo ou ameaçada. Caso você sofra um caso parecido com o da série “Bebê Rena”, denuncie imediatamente. Não hesite em denunciar ou romantize este comportamento criminoso.

Comentários estão fechados.