Chamadas

Beneficiários do BPC poderão ter direito ao 13º salário

O Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como BPC, se trata de um benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o mesmo estabelece a garantia de um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência de qualquer idade.

Não somente a idade ou a invalidez são critérios para sua concessão, mas a situação financeira também é um dos pilares para concessão do BPC, afinal, o mesmo é destinado para pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal é de 1/4 de salário mínimo por pessoa.

Apesar de ser um importante benefício concedido pelo governo e pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o mesmo é pago em um total de 12 parcelas por ano, ou seja, quem recebe o BPC não possui direito ao 13º salário.

Veja também: Quantas pessoas da mesma família tem direito ao BPC/Loas?

BPC poderá ter 13º salário

A maior reclamação quanto ao Benefício de Prestação Continuada está em não realizar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do programa. Contudo, nesta semana, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou em entrevista ao O GLobo que defenderá o pagamento do 13º salário para este público.

Questionado sobre o 13º salário para o BPC e o 14º para aposentados, o ministro disse que “acho que é justo e vou discutir isso no conselho também. Já o 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta.”

Além do ministro, defender o pagamento do 13º salário para beneficiários do BPC, existem alguns Projetos de Lei em discussão no Congresso Nacional, que também pedem a concessão da parcela extra para beneficiários do LOAS.

Dentre as propostas em questão, temos o Projeto de Lei 4439/20, que autoriza o pagamento de um abono no valor de um salário mínimo no mês de dezembro à pessoa com deficiência e o iodos com mais de 65 anos que recebe o BPC.

Conforme previsto, o valor do abono extra será proporcional à quantidade de meses em que o beneficiário recebeu o BPC no respectivo ano, sendo considerado mês completo após 16 dias.

A proposta em questão está a algum tempo parada, contudo, com o novo posicionamento do ministro da Previdência que defende a liberação do 13º salário para beneficiários do BPC, surge agora uma nova ponta de esperança para que a liberação do abono seja concretizada.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

6 cursos rápidos que vão te ajudar a conseguir emprego em 2026

2026 está cada vez mais próximo e muitas pessoas desejam conseguir um emprego ou até…

1 semana atrás

12 nomes proibidos de serem registrados ao redor do mundo

No Brasil, é muito comum encontrarmos pessoas com nomes peculiares, quem nunca viu uma matéria…

1 mês atrás

50 nomes muito estranhos já registrados em cartórios do Brasil

O Brasil é reconhecido pela criatividade em diversas áreas, seja na música, no futebol, no…

2 meses atrás

5 empregos remotos de atendimento ao cliente para trabalhar de casa

Trabalhar com atendimento remoto ao cliente se tornou uma forma comum de atuar de casa…

2 meses atrás

6 mitos sobre a união estável que muita gente acredita

Nos últimos anos a maneira como os brasileiros escolhem oficializar suas relações mudou bastante e…

2 meses atrás

Os 7 golpes mais aplicados nos brasileiros em 2025

Viver no Brasil é uma tarefa bem difícil. Em meio a problemas políticos, desigualdade social,…

2 meses atrás