Chamadas

Beneficiários do BPC poderão ter direito ao 13º salário

O Benefício de Prestação Continuada, popularmente conhecido como BPC, se trata de um benefício previsto na Lei Orgânica da Assistência Social (LOAS), o mesmo estabelece a garantia de um salário mínimo por mês para idosos com 65 anos ou mais, ou pessoas com deficiência de qualquer idade.

Não somente a idade ou a invalidez são critérios para sua concessão, mas a situação financeira também é um dos pilares para concessão do BPC, afinal, o mesmo é destinado para pessoas de baixa renda, cuja renda familiar mensal é de 1/4 de salário mínimo por pessoa.

Apesar de ser um importante benefício concedido pelo governo e pago pelo INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), o mesmo é pago em um total de 12 parcelas por ano, ou seja, quem recebe o BPC não possui direito ao 13º salário.

Veja também: Quantas pessoas da mesma família tem direito ao BPC/Loas?

BPC poderá ter 13º salário

A maior reclamação quanto ao Benefício de Prestação Continuada está em não realizar o pagamento do 13º salário para os beneficiários do programa. Contudo, nesta semana, o ministro da Previdência, Carlos Lupi, informou em entrevista ao O GLobo que defenderá o pagamento do 13º salário para este público.

Questionado sobre o 13º salário para o BPC e o 14º para aposentados, o ministro disse que “acho que é justo e vou discutir isso no conselho também. Já o 14º é mais difícil porque é um peso muito alto. Não posso agarrar os céus com as mãos. Tenho uma realidade muito difícil. Não podemos fazer tudo ao mesmo tempo, porque senão o governo não aguenta.”

Além do ministro, defender o pagamento do 13º salário para beneficiários do BPC, existem alguns Projetos de Lei em discussão no Congresso Nacional, que também pedem a concessão da parcela extra para beneficiários do LOAS.

Dentre as propostas em questão, temos o Projeto de Lei 4439/20, que autoriza o pagamento de um abono no valor de um salário mínimo no mês de dezembro à pessoa com deficiência e o iodos com mais de 65 anos que recebe o BPC.

Conforme previsto, o valor do abono extra será proporcional à quantidade de meses em que o beneficiário recebeu o BPC no respectivo ano, sendo considerado mês completo após 16 dias.

A proposta em questão está a algum tempo parada, contudo, com o novo posicionamento do ministro da Previdência que defende a liberação do 13º salário para beneficiários do BPC, surge agora uma nova ponta de esperança para que a liberação do abono seja concretizada.

Ricardo

Administrador, analista SEO e chefe de redação, atuando frente aos conteúdos mais acessados do país.

Postagens recentes

As 10 raças de cães mais populares do Brasil em 2025

Existe uma quantidade absurda de raças de cães, algumas mais populares, outras mais peculiares, mas…

17 minutos atrás

5 doramas perfeitos de 2025 que vão te emocionar do início ao fim

Em 2025 tivemos vários lançamentos de doramas, k-dramas e c-dramas, mas alguns deles ganharam destaque…

4 semanas atrás

4 países com mais chances de entrar em guerra após Israel e Irã

Após o início da guerra entre Rússia e Ucrânia, o mundo se viu em um…

2 meses atrás

15 empregos mais bem pagos do mundo em TI e tech em 2025

A tecnologia está cada vez mais presente em todos os cantos da sociedade, e a…

3 meses atrás

6 maiores raças de gatos do mundo que você pode ter na sua casa

Gatos têm um jeito único de ganhar espaço nos nossos corações e casas. São práticos,…

3 meses atrás

13 raças de cães mais populares do mundo em 2025

Quem resiste a um par de olhos brilhantes e um rabinho abanando? Em 2025, os…

4 meses atrás