Bolsa Família: governo libera pagamento nesta sexta-feira (17)
O governo federal começa nesta sexta-feira (17) mais uma rodada de pagamento do Bolsa Família. As datas de depósito foram determinadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário
O governo federal começa nesta sexta-feira (17) mais uma rodada de pagamento do Bolsa Família. As datas de depósito foram determinadas de acordo com o último dígito do Número de Identificação Social (NIS) de cada beneficiário.
Quem tem direito?
Para ter direito ao Bolsa Família, a principal regra é que a renda de cada pessoa da família seja de, no máximo, R$ 218 por mês.
Para ter direito ao benefício é preciso estar inscrito no Cadastro Único, com os dados corretos e atualizados. Esse cadastramento é feito em postos de atendimento da assistência social dos municípios, como os CRAS (Centro de Referência de Assistência Social). É preciso apresentar o CPF ou o título de eleitor.
Lembrando que, mesmo inscrita no Cadastro Único, a família não entra imediatamente para o Bolsa Família. Todos os meses, o programa identifica, de forma automatizada, as famílias que serão incluídas e que começarão a receber o benefício.
O Bolsa Família é o maior programa de transferência de renda do Brasil, reconhecido internacionalmente por já ter tirado milhões de famílias da fome. O Governo Federal relançou o programa com mais proteção às famílias, com um modelo de benefício que considera o tamanho e as características familiares, aquelas com três ou mais pessoas passarão a receber mais do que uma pessoa que vive sozinha.
Além de garantir renda básica para as famílias em situação de pobreza, o Programa Bolsa Família busca integrar políticas públicas, fortalecendo o acesso das famílias a direitos básicos como saúde, educação e assistência social.
Leia também | 10 filmes de suspense psicológico que vão te impressionar
Novas regras
As famílias beneficiadas pelo programa, voltarão a ter que comprovar:
- Realização do acompanhamento pré-natal;
- Acompanhamento do calendário nacional de vacinação;
- Acompanhamento do estado nutricional das crianças menores de 7 anos;
- Para as crianças de 4 a 5 anos, frequência escolar mínima de 60%; e para beneficiários de 6 a 18 anos que não completaram a educação básica, frequência escolar mínima de 75%.
- Nesta sexta-feira (17) começam a receber o benefício, as famílias com o Número de Identificação Social (NIS) final 1. Veja a seguir as datas de pagamento.
Calendário de pagamento do Bolsa Família – novembro de 2023
- NIS final 1: 17 de novembro;
- NIS final 2: 20 de novembro;
- NIS final 3: 21 de novembro;
- NIS final 4: 22 de novembro;
- NIS final 5: 23 de novembro;
- NIS final 6: 24 de novembro;
- NIS final 7: 27 de novembro;
- NIS final 8: 28 de novembro;
- NIS final 9: 29 de novembro;
- NIS final 0: 30 de novembro
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.