Bolsa Família / Imagem freepik
Muitas pessoas possuem dúvidas sobre o Programa Bolsa Família do Governo Federal, as pessoas querem entender quem tem direito e como funciona, por este motivo decidimos responder algumas dúvidas sobre renda e explicar mais detalhes deste benefício.
O programa foi relançado oferecendo mais proteção às famílias, com um benefício que considera o tamanho e as características do grupo familiar, por exemplo: as famílias com três ou mais pessoas, agora recebem mais do que um beneficiário que mora sozinho.
Confira os próximos tópicos e entenda se é possível receber um salário e ter direito ao Bolsa Família.
Para receber o Bolsa Família e outros benefícios do Governo Federal, é preciso ir até um CRAS (Centro de Referência à Assistência Social) da sua cidade e realizar seu cadastro no Cadastro Único (CadÚnico).
Estando com seu grupo familiar cadastrado no CadÚnico e com os dados devidamente atualizados, é possível acessar diversos benefícios (se a sua família cumprir os requisitos), como:
Mesmo uma família estando inscrita no Cadastro Único, ela não entra imediatamente para o Bolsa Família. Mensalmente o sistema do programa identifica quais famílias vão poder receber o benefício.
Leia também | Cadastro Único: Conheça os principais benefícios para os inscritos
Para ter direito ao Bolsa Família é preciso que a renda per capita do seu grupo familiar seja de, no máximo, R$ 218 por mês. Portanto, a renda familiar é dividida entre o número de pessoas.
Confira abaixo um exemplo:
Portanto, em algumas situações, quem recebe um salário mínimo pode receber o bolsa família, segundo a quantidade de pessoas no grupo familiar.
Leia também | Aviso: ordem de pagamento do Bolsa Família muda semana que vem
Portanto, para saber se a sua família tem direito a receber Bolsa Família, se inscreva no CadÚnico, calcule quanto vocês recebem por mês (sem contar o valor do benefício) e divida pelo número de pessoas, se o valor for igual a ou inferior a R$ 218 por pessoa, vocês têm direito.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…