Brasil é um dos países com o trânsito mais perigoso do mundo
Conheça algumas pesquisas que mostram como o Brasil é um dos países com o trânsito mais perigoso do mundo.
O trânsito no brasileiro pode ser perigoso por diversos motivos, mas isso fica mais impressionante quando descobrimos que o Brasil está entre os países com o trânsito mais perigoso do mundo.
No dia 10 de outubro foi comemorado o Dia Mundial da Saúde Mental, com isso, precisamos destacar a importância da preservação da saúde mental no trânsito, algo que todos devem se atentar.
Confira nos próximos tópicos como o Brasil é considerado um dos países com o trânsito mais perigoso do mundo, com base em dados oficiais do governo e no estudo “Tendências de acidentes de trânsito nas rodovias brasileiras” do National Institutes of Health (NIH).
Número de mortes no mundo
Segundo no relatório publicado pela Organização Mundial da Saúde (OMS) em 21 de junho de 2021, o número de pessoas que morrem em acidentes de trânsito atinge cerca de 1,3 milhão anualmente.
São considerados acidentes de trânsito tragédias que levam a ferimentos graves e fatalidades.
Leia também | Todo dono de carro tem direito a essas 5 coisas e não sabe
Acidentes de Trânsito estão entre as principais causas de morte no Brasil
Segundo o NIH, os acidentes de trânsito no Brasil estão entre as principais causas de morte da população, sendo considerado um problema social grave. Portanto, é preciso entender que este um problema grave que necessita de atenção.
Aumento na taxa de mortalidade
Segundo a pesquisa do Instituto de Pesquisa Econômica e Aplicada (Ipea) divulgado em 2023, aconteceu um crescimento de 13,5% no número absoluto de mortes por acidentes de trânsito, entre 2010 e 2019.
A taxa de mortalidade por 100 mil habitantes aumentou 2,3%. Foram mais de 390 mil óbitos em ocorrências envolvendo transportes terrestres.
Número de mortes
Com base no artigo publicado pela Assembleia Legislativa do Paraná e segundo o Ministério da Saúde, confira abaixo o número de mortes e acidentes em rodovias no Brasil:
- 2019 o país registrou 32.667;
- 2020, o número subiu para 32.716
- 2021 foram 33.813 em 2021, um aumento de 3,5% em três anos.
- 2022, houve um declínio tímido no número de óbitos, chegando a 31.174 registros.
Leia também | Briga de trânsito: 8 maneiras para evitar que aconteça
Medidas do governo para um trânsito mais seguro no Brasil
O Ministério dos Transportes destaca a importância do Plano Nacional de Redução de Mortes e Lesões no Trânsito (PNATRANS), criado pela Lei n.º 13.614/18, que acrescenta o art. 326-A ao Código de Trânsito Brasileiro (CTB).
O PNATRANS visa orientar os gestores de trânsito de todo Brasil a implementarem ações visando a redução de mortes e lesões no trânsito, em alinhamento com a Nova Década de Segurança no Trânsito da Organização das Nações Unidas (ONU).
Comentários estão fechados.