Brasil ganha novo feriado nacional em 2024. Veja quando vai ser
O Brasil vai ganhar um novo feriado a partir deste ano. A decisão partiu do governo federal
O Brasil ganhará um novo feriado nacional em 2024. A decisão ocorreu em dezembro do ano passado, quando o presidente Luiz Inácio Lula da Silva sancionou o projeto de lei que tornou o Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra um feriado nacional, celebrado em 20 de novembro. Antes disso, essa data era feriado apenas em seis estados: Mato Grosso, Rio de Janeiro, Alagoas, Amazonas, Amapá e São Paulo. A oficialização do Dia Nacional de Zumbi e da Consciência Negra ocorreu em 2011, durante o mandato da então presidente Dilma Rousseff.
Zumbi e o Quilombo dos Palmares
Zumbi dos Palmares, cuja data de morte em 1695 deu origem ao feriado, é uma figura emblemática na história do Brasil. Sob sua liderança, o Quilombo dos Palmares tornou-se um símbolo de resistência contra a opressão escravocrata. Este quilombo, localizado na atual região de Alagoas, foi um dos mais significativos espaços de liberdade existentes durante o período colonial e resistiu por quase um século.
Segundo os historiadores, quando tinha por volta de sete anos, Zumbi foi entregue como escravo a um padre chamado Antônio Melo. Uma vez escravizado, recebeu o nome de Francisco e aprendeu a falar Português e Latim. Aos 15 anos, teria fugido e retornado a Palmares, onde se tornou em um importante comandante militar dos palmarinos.
A partir de agora, o número de feriados nacionais subiu para 6:
- 7 de setembro (Independência do Brasil)
- 12 de outubro (Nossa Senhora Aparecida)
- 2 de novembro (Finados)
- 15 de novembro (Proclamação da República)
- 20 de novembro (Dia da Consciência Negra)
- 25 de dezembro (Natal).
Pontos facultativos
Em 2024, teremos oito pontos facultativos, que serão cumpridos pelos órgãos e entidades da administração pública federal.
Leia também | Conheça as 8 raças de cães que vivem mais tempo
Corpus Christi é feriado?
Na próxima quinta-feira, 30 de maio, é celebrado pela Igreja Católica Corpus Christi. A celebração acontece aproximadamente 60 dias após a Páscoa, sempre em uma quinta-feira. O nome “Corpus Christi” significa “Corpo de Cristo” em latim, e a festa tem como foco enaltecer a Eucaristia, que, segundo a fé católica, é o corpo e sangue de Jesus Cristo.
No entanto, a data não é feriado nacional. Em apenas 14 capitais do país o “Corpus Christi” é considerado feriado. A nível nacional, a data é ponto facultativo, de acordo com o calendário divulgado pelo governo federal todos os anos.
Comentários estão fechados.