Brasil se aproxima de 1 milhão de casos prováveis de dengue
Existe uma maneira de prevenir a dengue, adotando medidas que evitem a reprodução do mosquito transmissor (Aedes aegypti)
Os casos de dengue no Brasil vem aumentando de uma forma preocupante. O que leva a todos nós a não deixar essa doença continuar. Alguns métodos podem impedir a dengue de avançar.
Desde o início de janeiro, o Brasil já registrou 920.427 casos prováveis de dengue. O país contabiliza ainda 184 mortes confirmadas pela doença e 609 óbitos em investigação. O coeficiente de incidência da dengue no Brasil, neste momento, é de 453,3 casos para cada grupo de 100 mil habitantes. Os dados são do Painel de Monitoramento das Arboviroses, divulgados nesta terça-feira (27) pelo do Ministério da Saúde, conforme informou a Agência Brasil.
Entre os casos prováveis, 55,3% são de mulheres e 44,7% de homens. A faixa etária dos 30 aos 39 anos segue respondendo pelo maior número de casos de dengue no país, seguida pelo grupo de 40 a 49 anos e de 50 a 59 anos.
Minas Gerais lidera em número absoluto de casos prováveis (311.333). Em seguida aparecem São Paulo (161.397), Distrito Federal (98.169) e Paraná (94.361).
Como podemos combater a dengue?
Existe uma maneira de prevenir a dengue, adotando medidas que evitem a reprodução do mosquito transmissor (Aedes aegypti).
- Eliminar os focos de água parada, mantenha os pratos de vasos de flores e plantas com areia. Guarde garrafas com a boca virada para baixo.
- Limpe sempre as calhas dos canos. Não jogue lixo em terrenos baldios.
- Coloque o lixo sempre em sacos fechados. Mantenha baldes, caixas d’água e piscinas sempre tampados.
- Em locais com muitos focos de água parada, como depósitos de sucata, ferros-velhos ou lixões, é importante aplicar larvicidas. Esses produtos químicos eliminam os ovos e as larvas do mosquito.
- A aplicação de larvicidas deve ser feita por profissionais treinados e indicada pelas secretarias de saúde das prefeituras.
- A limpeza não se restringe só às residências. É importante ficar atento a possíveis focos de água parada na escola, no trabalho e em outros locais frequentados diariamente.
Uso de repelente: Use repelente para evitar picadas do mosquito. Vista roupas mais compridas para proteger a pele.
Leia também | 8 obstáculos que você terá que enfrentar para vencer na vida
Vacina contra a dengue
A vacina está disponível para pessoas acima de 45 anos que já tiveram dengue mais de uma vez e/ou moram em áreas com muitos casos da doença.
A vacina Qdenga contra a dengue está disponível no Sistema Único de Saúde (SUS) e representa um marco importante.
Tanto quem já teve dengue quanto quem nunca foi infectado pode se vacinar com a Qdenga. No entanto, gestantes, lactantes, pessoas com alergia a componentes da vacina e aquelas com sistema imunológico comprometido não devem ser imunizadas.
Comentários estão fechados.