Chamadas

Brasileiro tem medo de perder seu emprego para IA?

A chegada de uma nova tecnologia assustou milhares de trabalhadores que temem perder seus empregos para esta novidade. De acordo com uma pesquisa realizada pela Ipsos, 50% dos brasileiros acreditam que podem ser substituídos por IA (Inteligência Artificial) nos próximos cinco anos.

De acordo com a pesquisa, o Brasil é um dos dez países com mais profissionais preocupados em serem substituídos pela IA, acima da média global. Os mais preocupados estão na Geração Z e Millennials. Além disso, 67% dos entrevistados acreditam que a tecnologia pode mudar suas profissões no futuro.

No entanto, apesar dessas preocupações, muitos brasileiros também veem a IA como uma oportunidade para melhorar a produtividade e a qualidade de vida.

Leia também | Criminosos estão fazendo tudo isso com o seu FGTS; descubra

O que é inteligência artificial

Segundo o Google, a inteligência artificial (IA) é um conjunto de tecnologias que permitem aos computadores executar uma variedade de funções avançadas, incluindo a capacidade de ver, entender e traduzir idiomas falados e escritos, analisar dados, fazer recomendações e muito mais. É a espinha dorsal da inovação na computação moderna, agregando valor para indivíduos e empresas.

Esta nova tecnologia tem deixado muita gente de cabelo em pé. Isso vem se refletindo em pesquisas. Uma delas, realizada pela Ipsos, entre 19 de abril e 3 de maio de 2024, denominada  Monitor de Inteligência Artificial 2024, ouviu brasileiro entre 18 e 74 anos.

Os pesquisados demonstraram temer ser substituídos pela tecnologia no emprego nos próximos cinco anos (50%). Em relação ao mundo, o Brasil  fica acima da média global, de 36%. Ou seja, figura entre os dez países com profissionais mais preocupados nesse sentido. Quem lidera o ranking é a Indonésia (87%) e seguida pela Malásia (81%). 

Entre as faixas etárias, de pessoas nascidas a partir de 1995, que estão no grupo Geração Z e pessoas nascidas entre 1980 e 1995, conhecidas como Geração Y – Millennials,  são os mais temerosos com a substituição.

Porém, não foram citados pela pesquisa os motivos para este temor, no entanto, podemos acreditar que o medo se dá pelo fato das ferramentas de IA estarem adentrando em ambientes corporativos, ciência e até medicina, como forma de ganhar produtividade. OpenAI (dona do ChatGPT), Google (com o Gemini) e Microsoft (com o Copilot) já são algumas das empresas que investem no setor.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

‘Depois do Adeus’: esse dorama vai te fazer chorar muito!

Um dorama japonês tem feito muito sucesso na Netflix. Suas histórias emocionantes e cheia de…

22 minutos atrás

Conheça as 4 cidades brasileiras eleitas as melhores do mundo para comer

Entre os 100 melhores destinos gastronômicos do mundo, o Brasil abriga quatro cidades eleitas os…

47 minutos atrás

Caixa abre vagas de estágio para ensino médio e superior

A Caixa Econômica Federal, em parceria com a Super Estágios, começou um processo seletivo para…

2 horas atrás

Feirão Serasa Limpa Nome é prorrogado até o dia 20 de dezembro

O Feirão Serasa Limpa Nome foi prorrogado até o dia 20 de dezembro! Quem ainda…

4 horas atrás

Os 5 países com mais oportunidades de emprego para brasileiros

Há alguns anos, era muito comum encontrarmos pessoas que entravam em um emprego e ali…

6 horas atrás

Profissões em risco: 6 piores empregos dos próximos 5 anos

Saber quais serão os empregos que podem acabar nos próximos anos, assim como quais carreiras…

7 horas atrás