Uma excelente notícia saiu nos últimos dias e pode beneficiar mais de 10 milhões de pessoas. A notícia diz respeito da liberação das cotas do PIS/Pasep, que está disponível para saque. Pois é, milhares de brasileiros em todo país tem ao total R$ 25 bilhões para sacar até o mês de agosto e a maioria não sabe.
A quantidade de recursos ainda não sacada acontece por dois motivos. O primeiro deles é que a maioria dos beneficiários são idosos e não estão atentos a possibilidade de saque, já o outro motivo é que muitos desses cotistas faleceram antes de retirar o dinheiro, e seus herdeiros não sabem que podem resgatar os valores.
Cotas do Fundo PIS-Pasep?
Entre os anos de 1971 a outubro de 1988, empresas e órgãos públicos depositavam dinheiro no fundo, em nome de cada um dos seus empregados. Logo, cada trabalhador era dono de uma cota desse fundo.
Entretanto, o saque dessa cota só podai ser realizado em três situações específicas: ao completar 70 anos, ao se aposentar, ou em caso de doença grava.
Contudo, em outubro de 1988 essa sistemática mudou e as cotas do fundo PIS/Pasep deixaram de valer para a entrada do pagamento do abono salarial do PIS/Pasep que vigora até hoje.
Sendo assim, como é um benefício liberado para quem já trabalhou a muitos anos, a maior parte desses beneficiários hoje estão aposentados, enquanto uma outra parte já faleceu. Lembrando que em caso de falecimento os herdeiros podem realizar o saque.
Como sacar o dinheiro
O dinheiro das cotas do fundo PIS/Pasep foram transferidos para a Caixa Econômica Federal que transferir o montante para o FGTS. Dessa forma, o saque das cotas pode ser feito diretamente pelo aplicativo FGTS.
O aplicativo FGTS é um aplicativo de celular que pode ser baixado tanto para celulares Android quanto para iOS (iPhone).
Veja como realizar o saque pelo app:
- Após baixar o aplicativo FGTS faça login com sua conta gov.br;
- Selecione a opção “Você possui saque disponível”;
- Em seguida clique em “Solicitar o saque do PIS/PASEP”;
- Por fim, escolha a forma de saque (crédito em conta ou presencial), verifique seus dados e selecione “Confirmar saque”.
Em caso de dúvidas, os trabalhadores também podem ligar para o telefone 4004-0104, para capitais e regiões metropolitanas, ou ainda para o número 0800 104 0104 para as demais localidades.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.