Cachorro também tem sentimento? Ele fica de mal com você?
Quando uma criança leva uma bronca da mãe, logo fica emburrada e fica mal com ela por algum tempo. Porém, depois a raiva passa e tudo volta ao normal. Mas será que o seu cachorro também tem esse tipo de sentimento. Ele é capaz de ficar de mal com você depois de levar uma bronca?
Quando uma criança leva uma bronca da mãe, logo fica emburrada e fica mal com ela por algum tempo. Porém, depois a raiva passa e tudo volta ao normal. Mas será que o seu cachorro também tem esse tipo de sentimento. Ele é capaz de ficar de mal com você depois de levar uma bronca?
Segundo os especialistas, os cães não compreendem o conceito de rancor da mesma forma que os humanos. O que pode parecer rancor, na verdade, é uma associação negativa que o cão faz com determinadas situações.
Quando você tem uma reação dura com o seu pet, seja por linguagem corporal ou tom de voz, o seu bicho vai associar a situação a uma ação negativa.
Os cães tem sentimento! Mas eles não sabem o que é passado. A vida deles é tudo o que acontece naquele momento. Eles conseguem associar emoções positivas ou negativas a pessoas, lugares ou palavras, porém, diferente do ser humano, não sabem o que é rancor.
O cão pode ficar chateado com você?
Quando você briga com o seu pet, ele vai ter uma reação de como estivesse chateado com a situação. O jeito dele dizer isso a você pode ser compreendido de forma errada, que ele esteja com raiva. Na verdade, o pet tem instintos de autopreservação ou ações para satisfazer necessidades.
Exemplo: Você está caminhando com o seu cachorro, ele faz algo que você não gosta. Você briga com ele. O pet vai demonstrar que não gostou da bronca, ao resistir a futuras caminhadas com o mesmo dono. Para veterinários, isso não é ter raiva ou ficar de mal, mas uma resposta condicionada a ações passadas.
Leia também | 10 animais que possuem superpoderes reais
Veja como os cães demonstram estar chateados
O cachorro vai usar de sinais para demonstrar o que está sentindo no momento. Por isso, observe a forma dele se comportar.
- Orelhas: quando elas estão para trás ou achatadas contra a cabeça, pode indicar desconforto.
- Contato visual: quando o seu pet não olha diretamente nos olhos pode ser um sinal de chateação ou sensação de ameaça.
- Rosnados: indicação clara de desconforto e desejo de espaço.
- Lábios: lamber os lábios em excesso pode sugerir estresse ou desconforto.
- Bocejos: pode ser cansaço, como também podem ser sinais de estresse.
- Cauda: uma cauda abaixada entre as pernas pode indicar medo ou desconforto.
- Tremedeira: quando o cachorro começa a tremer, pode ser que ele esteja ansioso ou sentindo algum desconforto.
- Postura: corpo rígido e tenso pode indicar que o cachorro não está à vontade.
- Apetite: ao ficar chateado, ele pode não querer comer ou ter alterações no sono.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.