O Cadastro Único (CadÚnico) do Governo Federal visa auxiliar as famílias de baixa renda, é preciso verificar quais são os programas sociais que estão liberados para essas famílias em 2023, todos programas buscam auxiliar de alguma forma essa população.
O CadÚnico é administrado pelo poder municipal, pelo Setor do Cadastro Único da Secretaria Municipal de Cidadania e Assistência Social (SMCAS), com o cadastro dos cidadãos em situação de vulnerabilidade econômica é possível centralizar as informações sobre famílias, visando facilitar o acesso a programas sociais.
Se você é um dos milhões de cidadãos inscritos no Cadastro Único do governo em 2023, este artigo é para você, acompanhe os próximos tópicos e veja quais programas sociais você pode ter acesso em 2023.
O que é o CadÚnico?
O Cadastro Único é um registro que visa auxiliar o governo a saber quem são e como vivem as famílias de baixa renda, esse cadastro foi criado pelo Governo Federal, mas, como citamos acima, ele é administrado pelo poder municipal e é totalmente gratuito.
As famílias inscritas no Cadastro Único em 2023 podem participar de diversos programas sociais, caso elas atendam aos requisitos. Os programas possuem regras diferentes, portanto, é possível ser aceito em um, mas em outro não.
É sempre preciso manter seu CadÚnico atualizado, essa atualização deve ser realizada obrigatoriamente a cada dois anos ou sempre que acontecerem mudanças no grupo familiar.
É possível verificar se as suas informações estão atualizadas em 2023 pelo aplicativo do Cadastro Único ou no site do CadÚnico, também é possível realizar uma atualização por lá. Para atualizar seus dados é preciso estar logado na sua conta Gov.BR.
Leia também: Caixa Tem Libera Saques De Até R$ 4.500 Para Seus Usuários Nessa Semana
Atualização em 2022
No começo de 2022 foi criado o aplicativo do Cadastro Único, esse App possibilitou a realização de um pré-cadastro para aqueles que desejam se cadastrar, este cadastro vai iniciar o seu processo de inscrição no sistema.
Entretanto, ainda será obrigatório o comparecimento a um Centro de Referência da Assistência Social (CRAS) da sua cidade, o cidadão que realizar o pré-cadastro terá até 240 dias para confirmar e complementar os dados do seu grupo familiar.
Portanto, o cadastro pelo aplicativo é somente o primeiro passo para a sua família ser inscrita no Cadastro Único, se você pretende se inscrever em 2023, baixe o aplicativo e dê início ao processo.
Veja quais programas sociais estão liberados no Cadastro Único em 2023
Confira abaixo quais programas sociais estão liberados para as famílias inscritas no Cadastro Único em 2023:
- Distribuição gratuita de antenas de Televisão;
- Programa Internet Brasil (chips de celular gratuitos);
- Reformas de casa (em parceria com prefeituras);
- Auxílio Aluguel (em parceria com o poder municipal);
- Bolsa Família;
- Minha Casa Minha Vida;
- Tarifa Social de Energia Elétrica;
- Desconto na Tarifa da Água;
- Isenção de pagamento de taxa de inscrição em concursos públicos federais;
- Carteira do Idoso;
- Gratuidade na confecção da carteira de habilitação (CNH Social);
- Cursos gratuitos do Programa Nacional de Acesso ao Ensino Técnico e Emprego (Pronatec);
- Desconto do INSS para as donas de casa.
Os comentários estão fechados, mas trackbacks E pingbacks estão abertos.