Café e ansiedade: por que a combinação pode ser perigosa?
Ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse ou perigo. Em algum momento da nossa vida vamos ter ansiedade, principalmente em situações desafiadoras ou perigosas
Ansiedade é uma resposta natural do corpo ao estresse ou perigo. Em algum momento da nossa vida vamos ter ansiedade, principalmente em situações desafiadoras ou perigosas. Mas, quando a ansiedade se torna excessiva ou ocorre sem motivo, pode se tornar um problema.
Por isso, se você é uma pessoa ansiosa deve evitar uma bebida que a maioria dos brasileiros ama e não consegue ficar sem ela. Estamos falando do famoso cafezinho. Em casos de ansiedade, a cafeína pode ser um gatilho poderoso para os sintomas ansiosos, intensificando-os e, em alguns casos, até mesmo desencadeando crises.
Efeitos da cafeína no corpo
Muitas pessoas gostam de tomar café para se sentir estimulado, com mais energia. Isso porque a cafeína atua no sistema nervoso central, bloqueando a ação da adenosina, um neurotransmissor que promove a sensação de relaxamento e sono. Neste caso, o corpo libera adrenalina, noradrenalina e dopamina, neurotransmissores que causam:
- Aumento da frequência cardíaca e respiratória
- Dilatação das pupilas
- Aumento do fluxo sanguíneo
- Sensação de alerta e energia
- Redução da fadiga
- Melhora da concentração
Por que a cafeína pode ser prejudicial para quem tem ansiedade?
Existem vários motivos para uma pessoa ansiosa parar de tomar café. Isso porque a cafeína pode amplificar os sintomas físicos e psicológicos da ansiedade, como:
- Nervosismo e inquietação
- Tensão muscular
- Agitação
- Insônia
- Dificuldade de concentração
- Pensamentos acelerados
- Crises de pânico
Sem contar que a cafeína não vai combinar com medicamentos antidepressivos e ansiolíticos, diminuindo sua eficácia ou aumentando seus efeitos colaterais.
Sem contar que tomar café de uma forma exagerada pode levar ao vício. O que pode piorar os sintomas da ansiedade quando a pessoa não toma a substância.
Leia também | Aposta de SP acerta Quina e ganha R$ 9 milhões
Dicas para quem quer substituir o café
Se você é uma pessoa ansiosa, a melhor coisa a fazer é ir diminuindo a quantidade de café que toma todos os dias. Você também pode optar por cafés com menor teor de cafeína ou experimentar alternativas descafeinadas.
Os ansiosos não devem tomar café à noite. A cafeína pode atrapalhar a sua qualidade do sono, aumentando a ansiedade no dia seguinte.
Ansiedade intensa
A ansiedade intensa pode levar uma pessoa a ter preocupação excessiva, pensamentos negativos, medo de perder o controle, pensamentos de que algo ruim vai acontecer. Nervosismo, inquietação, irritabilidade, dificuldade em se concentrar, sensação de pânico. Tensão muscular, tremores, sudorese, palpitações, falta de ar, náusea, tontura.
Nesses casos, você deve consultar um médico ou psicólogo para obter orientação e tratamento adequado.
Lembre-se, a relação entre café e ansiedade é individual. O ideal é observar como você se sente após consumi-lo e tomar decisões conscientes para promover seu bem-estar mental.
Conheça alternativas ao café para quem tem ansiedade:
Chá de camomila: Possui propriedades calmantes e relaxantes.
Chá de erva-cidreira: Auxilia no combate à insônia e à ansiedade.
Chá de melissa: Promove o relaxamento e a tranquilidade.
Água com limão: Hidrata o corpo e ajuda a reduzir o estresse.
Comentários estão fechados.