Chamadas

Caixa e BB reduz juros do consignado do INSS após corte na Selic

Após o corte da Selic em 0,5 ponto percentual, a Caixa Econômica Federal e o Banco do Brasil  anunciaram redução nos juros do crédito consignado para beneficiários e pensionistas do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social).

Segundo informações da Caixa a taxa de juros no consignado do INSS passa de 1,74% para a partir de 1,70% ao mês. O que significa uma redução total de 2,3%, conforme afirmou o banco.

A Caixa divulgou um comunicado onde afirma que a redução nos juros vai favorecer os segurados do INSS. Segundo a instituição financeira, um contrato com valor líquido de R$ 10 mil, em 84 meses, o cliente passa a economizar um valor superior ao de uma prestação ao final do pagamento do contrato.

Enquanto isso, o Banco do Brasil (BB) divulgou que as taxas do consignado do INSS foram ajustadas de 1,81% para 1,77% ao mês, na faixa mínima. Na faixa máxima, os juros passam de 1,95% para 1,89% ao mês.

Os novos juros do BB para linhas de crédito consignado, automático, salário, benefício, renovação e 13º salário começam a valer a partir de sexta-feira, 4 de agosto.

A presidente do Banco do Brasil, Tarciana Medeiros, disse em nota que o cenário macroeconômico favorável se soma ainda ao nosso monitoramento permanente das taxas de produtos de crédito, com o propósito de estabelecer sempre as condições mais adequadas para os nossos clientes.

Leia Também | Trabalhador agora pode faltar ao trabalho sem desconto no salário, confira como

Veja o que aconteceu

Nesta quarta-feira (2) o Copom (Comitê de Política Monetária), do BC (Banco Central) decidiu reduzir a taxa básica de juros da economia em 0,5 ponto percentual. A Selic caiu de 13,75% para 13,25% ao ano. Foi o primeiro corte nos juros em três anos.

Essa queda de juros não deve agradar em nada o governo federal. O Executivo vem cobrando do BC uma sinalização com a reversão da curva de juros desde o início do mandato.

“O Comitê avalia que a melhora do quadro inflacionário, refletindo em parte os impactos defasados da política monetária, aliada à queda das expectativas de inflação para prazos mais longos, após decisão recente do Conselho Monetário Nacional sobre a meta para a inflação, permitiram acumular a confiança necessária para iniciar um ciclo gradual de flexibilização monetária”, disse o Comitê em nota.

Jorge Roberto Wright

Jorge Roberto W. Cunha, jornalista há 38 anos, atuando na redação de jornais impressos e digitais. Especializado em notícias de variedades, TV, entretenimento, economia e política.

Postagens recentes

Tomar banho a noite pode melhorar sua qualidade de sono

Muitas pessoas têm o hábito de tomar banho somente à noite. E essas pessoas podem…

6 horas atrás

INPP abre inscrições para concurso com salários acima de R$ 13 mil

O INPP (Instituto Nacional de Pesquisa do Pantanal) abriu  inscrições para o novo concurso. São…

8 horas atrás

Pesquisa revela a grande vantagem de fazer uma lista de tarefas à noite

Se você já passou noites rolando na cama, com a mente cheia de pendências e…

11 horas atrás

Arco-íris, pé-de-moleque e outras 7 palavras que você não conhece o plural

Se você acha que o plural de tudo é só botar um "s" no final,…

11 horas atrás

Prazo limite! Cursos gratuitos de tecnologia da Microsoft abrem inscrições

Se você estava esperando por uma oportunidade para turbinar seu currículo com conhecimentos tecnológicos, agora…

11 horas atrás

Bill Gates bate o martelo e revela carreiras protegidas da IA

Se você já está de olho nas transformações que a Inteligência Artificial (IA) está causando…

11 horas atrás