O câncer de intestino é o terceiro tipo mais comum no Brasil e que abrange os tumores que se iniciam na parte do intestino grosso chamada cólon e no reto (final do intestino, imediatamente antes do ânus).
A doença também é conhecida como câncer de cólon e reto ou colorretal. Seu inicio na maioria das vezes acontece a partir de pólipos, lesões benignas que podem crescer na parede interna do intestino grosso.
Esse tipo de doença, quando é diagnosticada no início, tem chances de cura que superam os 95%. Os médicos recomendam que as pessoas tenham hábitos mais saudáveis ao se alimentar. Consumindo mais alimentos ricos em fibras, menor ingestão de carnes vermelhas, embutidos e defumados.
Outra recomendação é a prática de exercícios e consultas periódicas com seu médico são essenciais para a prevenção do câncer de cólon. A realização de exames (busca do diagnóstico mesmo em pessoas sem sintomas), também está recomendada.
A grande maioria dos cânceres de intestino se origina em lesões benignas, os adenomas, que se apresentam na forma de pólipos.
O adenoma intestinal é uma lesão benigna que apresenta um potencial de malignização para displasia grave e, posteriormente, para adenocarcinoma invasivo 2. O principal fator de risco, é sem dúvida, a presença de pólipos adenomatosos tubulares ou vilosos.
O câncer colorretal é o segundo tipo mais frequente em mulheres e o terceiro em homens, o adenocarcinoma não costuma causar sintomas na fase inicial, por isso é tão importante a realização do rastreamento para se identificar a doença no início.
Leia Também | 4 remédios caseiros para aliviar dor de dente
Após a pessoa ser diagnosticada com a doença, o médico indicará as opções de tratamento. No entanto, tudo vai depender do estágio da enfermidade e outros fatores.
As principais opções terapêuticas para pessoas com câncer de intestino delgado podem incluir a cirurgia, radioterapia e quimioterapia. Em muitos casos, mais do que um desses tratamentos ou a combinação deles podem ser utilizados.
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…