Sintoma de câncer / Imagem freepik
O câncer de pele é o mais frequente no Brasil e no mundo. É mais comum em pessoas com mais de 40 anos e é considerado raro em crianças e pessoas negras. Uma das principais causas está na exposição excessiva ao sol. O câncer de pele ocorre quando as células se multiplicam sem controle e pode ser classificado de duas formas:
Câncer de pele melanoma: tem origem nas células produtoras da melanina, substância que determina a cor da pele, e é mais frequente em adultos brancos;
Câncer de pele não melanoma: mais frequente no Brasil, responsável por 30% de todos os casos de tumores malignos registrados no País.
Existem sintomas do câncer de pele que podem passar despercebidos. Um deles, é quando a pessoa fica sem fôlego ao realizar tarefas diárias, como varrer a casa. Esse pode ser um sinal inesperado de melanoma, o câncer de pele mais perigoso. Por isso, é sempre bom ficar atento a esses sinais discretos.
Saiba que o câncer de pele pode se desenvolver em qualquer parte do corpo, mesmo em partes que não são expostas ao sol, como as áreas de dobras da pele, como axilas e virilhas.
A Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD), alerta para os sintomas iniciais do câncer de pele que as pessoas precisam ficar ligadas:
Os sintomas iniciais do câncer de pele, nem sempre são perceptíveis. Neste caso, é sempre bom realizar exames de rotina com um dermatologista, especialmente se você apresenta algum dos fatores de risco para a doença.
Existem fatores de risco para o câncer de pele que precisam ser observadas como:
O câncer de pele não melanoma, mais comum no Brasil, tem alta chance de cura, desde que seja detectado e tratado precocemente. Entre os tumores de pele, o não melanoma é o mais frequente e de menor mortalidade, mas pode deixar mutilações bastante expressivas se não for tratado adequadamente.
Leia também | INSS: conheças as regras da aposentadoria especial em 2024
Você pode prevenir o câncer de pele levando em conta algumas medidas:
Muitos brasileiros desejam se aposentar e segundo o INSS 11% da população brasileira recebe o…
Muito provavelmente você já deve ter pensado em fazer uma faculdade, mas entre tantos motivos,…
Para conseguir ter acesso aos benefícios do INSS (Instituto Nacional do Seguro Social), um dos…
Os problemas de coluna são muito mais comuns do que se imagina, prova disso é…
O sistema de aposentadoria do Brasil funciona, mas está longe de ser considerado um dos…
A obesidade é um assunto sério, e quando pensamos em aposentadoria, as pessoas não fazem…