Confira notícias na área de finanças, empreendedorismo, INSS, benefícios e muito mais.

Cão ou gato, qual deles é mais inteligente? A ciência responde!

Já se perguntou qual é mais inteligente, o cão ou o gato? A ciência descobriu que um deles é duas vezes mais inteligente que o outro

Quando se trata de inteligência animal, na maioria das vezes os cães e gatos são colocados um contra os outros. Isso é bem compreensível, e muitas vezes donos de cães e gatos possuem opiniões diferentes e até mesmo justificativas para citar qual animal é mais inteligente.

No geral, enquanto os cães são tipicamente conhecidos por sua lealdade e sua grande capacidade de treinamento, os gastos são vistos como animais mais independentes que os cães, e até mesmo indiferentes.

A verdade é que comparar a inteligência animal pode ser algo bem complexo e cheio de nuances. Contudo, uma equipe de pesquisadores fez questão de contar o número de neurônios nos cérebros de cães e gatos, e assim foi possível determinar qual deles é mais inteligente.

Cão e gato se encarando / Foto reprodução

Cão ou gato, qual o mais inteligente?

Apesar de ser um assunto um tanto quanto polêmico, uma equipe de pesquisadores fez uma descoberta super interessante. Acontece que os cães possuem cerca de duas vezes mais neurônios no córtex cerebral que gatos, o que sugere que os cães podem ser até duas vezes mais inteligentes que gatos.

Pois é, a descoberta realizada por uma equipe de pesquisadores de seis universidades diferentes nos Estados Unidos, Brasil, África do Sul e Dinamarca contribuiu com a pesquisa.

O estudo conseguiu identificar que o cérebro do cão tem em média 530 milhões de neurônios, enquanto isso, o cérebro dos gatos tem média 250 milhões de neurônios.

“Neste estudo, estávamos interessados ​​em comparar diferentes espécies de carnívoros para ver como o número de neurônios em seus cérebros se relaciona com o tamanho de seus cérebros, incluindo algumas espécies favoritas, como gatos e cães, leões e ursos pardos”, disse a Professora brasileira Associada de Psicologia e Ciências Biológicas Suzana Herculano-Houzel , que desenvolveu o método para medir com precisão o número de neurônios nos cérebros.

Os resultados do estudo são descritos em um artigo intitulado “Os cães têm mais neurônios, embora não o maior cérebro: compensação entre massa corporal e número de neurônios no córtex cerebral de grandes espécies carnívoras ”, aceito para publicação no periódico de acesso aberto Frontiers in Neuroanatomy .

“Acredito que o número absoluto de neurônios que um animal tem, especialmente no córtex cerebral, determina a riqueza de seu estado mental interno e sua capacidade de prever o que está prestes a acontecer em seu ambiente com base em experiências passadas”, explicou a professora Suzana Herculano-Houzel.

Cérebros diferente e tipos diferentes de inteligência

Muito embora a descoberta de que os cães no geral são mais inteligentes que os gatos, é preciso lembrar que cérebros diferentes tendem a ter uma inteligência diferente.

De acordo com um artigo publicado na Psychology Today, os gatos possuem uma memória de longo prazo muito superior a dos cães, e isso é particularmente verdadeiro quando eles aprendem através de suas ações em vez de observações, contudo, quando o quesito são tarefas sociais os cães saem na frente.

Para a pesquisadora de comportamento felino e interação entre gatos e humanos e cognição social felina, Kristyn Vitale, não faz muito sentido comparar a inteligência dos cães com gatos, ou mesmo com outras espécies, onde, para ela, cada espécie é inteligente de sua própria maneira.

Comentários estão fechados.